Plástico

Nesta aula de Ciências, vamos conhecer um pouco sobre o plástico. Ele está muito presente na nossa vida - mas você conhece sua composição? Já se perguntou como ele foi criado? Acompanhe o vídeo para descobrir. Boa aula!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Quais palavras completam corretamente os espaços da frase abaixo?

    "O plástico é um tipo de material _____ obtido a partir dos derivados do petróleo. A alta _____ dos plásticos é muito interessante pra sua comercialização, mas ela também causa um grande impacto ao meio ambiente."

    A) natural; decomposição.

    B) natural; durabilidade.

    C) sintético; durabilidade.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    O plástico é um material muito utilizado em nosso dia a dia, presente em embalagens de alimentos, utensílios domésticos, brinquedos, eletrônicos e muitos outros objetos. No entanto, apesar de ser um material muito versátil e útil, o plástico também pode gerar grandes impactos socioambientais, como a poluição dos oceanos e a dificuldade de reciclagem. Nesta aula, o objetivo é discutir a produção e os impactos do plástico e como a ciência e a tecnologia têm buscado soluções para esses problemas. Será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

    Sala de Aula Invertida

    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    O plástico é um material presente em nosso cotidiano de diversas formas, desde embalagens de alimentos até peças de automóveis. É um material sintético produzido a partir de petróleo com grande impacto no meio ambiente devido a sua durabilidade e dificuldade de decomposição. Nesta aula, os estudantes aprenderão sobre a produção de plástico, seus impactos socioambientais e como o desenvolvimento científico e tecnológico está relacionado com a sua produção. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma forma de resolver problemas de forma colaborativa e criativa, em cinco etapas.

    Design Sprint

    Atividade completa
  5. 5. Aprendizagem Entre Pares:

    O plástico é um material que faz parte do nosso dia a dia e é muito utilizado em diversas áreas, como na indústria, na medicina e na construção civil. Porém, seu uso excessivo e descarte inadequado têm causado graves problemas ambientais. Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre a produção do plástico, seus impactos socioambientais e como a ciência e a tecnologia podem ser utilizadas para minimizar esses problemas. Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação sobre organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

    Aprendizagem Entre Pares

    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    O plástico é um material muito presente em nosso cotidiano, e está presente em diversos objetos, como embalagens, utensílios domésticos, brinquedos, entre outros. No entanto, a produção e o descarte inadequado do plástico podem causar diversos impactos negativos no meio ambiente e na saúde humana. Nesta aula, os alunos serão incentivados a refletir sobre a importância de se utilizar o plástico de forma consciente e responsável, relacionando a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por pares para avaliar a si e aos colegas.

    Aprendizagem Baseada em Projetos

    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O plástico é um dos materiais mais utilizados na atualidade, mas também um dos que mais causam impacto ambiental. Ele é encontrado em diversos produtos que usamos no dia a dia, como garrafas, sacolas, embalagens, brinquedos, entre outros. O objetivo desta aula é discutir os impactos socioambientais da produção e descarte do plástico, e como a ciência e tecnologia podem ajudar a mitigar esses impactos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, onde os alunos serão desafiados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que ta?l", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Aprendizagem Baseada em Problemas

    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    O plástico é um material presente em nosso cotidiano com grande importância na área da saúde, como na produção de medicamentos, por exemplo. Entretanto, o uso excessivo do plástico tem gerado impactos socioambientais negativos, como a poluição dos oceanos e a contaminação de animais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o plástico e seus impactos, por meio da metodologia ativa Rotação por estações.

    Rotação por estações

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: