Aula sobre Plastico

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O plástico é um dos materiais mais utilizados na atualidade, mas também um dos que mais causam impacto ambiental. Ele é encontrado em diversos produtos que usamos no dia a dia, como garrafas, sacolas, embalagens, brinquedos, entre outros. O objetivo desta aula é discutir os impactos socioambientais da produção e descarte do plástico, e como a ciência e tecnologia podem ajudar a mitigar esses impactos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, onde os alunos serão desafiados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que ta?l", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula com uma dinâmica de aquecimento, como, por exemplo, uma roda de conversa sobre o uso do plástico no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Desafio

    Apresente aos alunos o desafio: criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre os impactos socioambientais do plástico e como a ciência e tecnologia podem ajudar a mitigar esses impactos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações pesquisadas e criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs para a turma.

  6. Etapa 6 - Debate

    Conduza um debate com a turma sobre as informações apresentadas e discutir como a ciência e tecnologia podem ajudar a mitigar os impactos socioambientais do plástico.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a aplicarem o que aprenderam no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de pesquisa e organização das informações.
  • Criatividade na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação e contribuição no debate em grupo.

Ações do professor

  • Conduzir a dinâmica de aquecimento.
  • Apresentar o desafio e explicar a metodologia.
  • Conduzir o debate e a conclusão da aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os impactos socioambientais do plástico e como a ciência e tecnologia podem ajudar a mitigar esses impactos.
  • Discutir em grupo as informações pesquisadas e criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o modelo para a turma e participar do debate.