Aula sobre Plastico

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O plástico é um material presente em nosso cotidiano de diversas formas, desde embalagens de alimentos até peças de automóveis. É um material sintético produzido a partir de petróleo com grande impacto no meio ambiente devido a sua durabilidade e dificuldade de decomposição. Nesta aula, os estudantes aprenderão sobre a produção de plástico, seus impactos socioambientais e como o desenvolvimento científico e tecnológico está relacionado com a sua produção. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma forma de resolver problemas de forma colaborativa e criativa, em cinco etapas.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula apresentando o tema e seus principais conceitos. Em seguida, os alunos farão uma roda de conversa para expor suas ideias e conhecimentos prévios sobre o tema. Utilize como exemplo a produção de garrafas PET e como elas são recicladas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Nesta etapa, os alunos farão um brainstorming em grupos de até quatro pessoas, para listar os principais impactos socioambientais da produção de plástico. Cada grupo deverá eleger um representante para apresentar suas ideias para a turma.

  3. Etapa 3 - Decidir

    A partir das ideias apresentadas pelos grupos, os alunos deverão eleger as três ideias mais importantes e relevantes para serem trabalhadas na aula. Oriente a turma a escolherem ideias diferentes das apresentadas pelos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com as ideias escolhidas, os alunos deverão criar um protótipo de solução para um dos problemas apresentados. O protótipo pode ser um desenho, um modelo em argila ou qualquer outra forma criativa que os alunos escolherem. Oriente os alunos a pensarem em soluções que possam ser aplicadas na realidade.

  5. Etapa 5 - Testar

    Nesta etapa, os alunos deverão apresentar seus protótipos para a turma e explicar como eles poderiam ser aplicados na realidade para minimizar os impactos socioambientais da produção de plástico. Ajude-os a pensarem em formas de divulgar suas soluções para a comunidade.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula destacando as propostas feitas nos projetos e incentivando os alunos a continuarem pensando em maneiras sustentáveis para lhe darem com o plástico na sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associar a produção de materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Reconhecer os benefícios e avaliar os impactos socioambientais da produção de plástico.
  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade dos protótipos criados pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos de explicarem suas soluções para minimizar os impactos socioambientais da produção de plástico.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha das ideias mais relevantes.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação dos protótipos.
  • Incentivar a participação de todos os alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Criar soluções criativas para minimizar os impactos socioambientais da produção de plástico.