Aula sobre Plastico

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O plástico é um material presente em nosso cotidiano com grande importância na área da saúde, como na produção de medicamentos, por exemplo. Entretanto, o uso excessivo do plástico tem gerado impactos socioambientais negativos, como a poluição dos oceanos e a contaminação de animais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o plástico e seus impactos, por meio da metodologia ativa Rotação por estações.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus subtópicos, contextualizando o assunto. Em seguida, divida a turma em 3 grupos para a realização das estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Produção de plástico

    Os alunos irão assistir a um vídeo que explica o processo de produção do plástico. Em seguida, eles farão uma atividade prática em que irão criar um objeto utilizando materiais recicláveis, como uma garrafa PET cortada e decorada.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Impactos socioambientais

    Os alunos irão assistir a um vídeo que mostra os impactos socioambientais do uso excessivo do plástico. Em seguida, eles farão uma atividade em grupo em que irão discutir sobre os impactos e como podem ser reduzidos.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Alternativas ao plástico

    Os alunos irão assistir a um vídeo que mostra alternativas ao uso do plástico, como o uso de materiais biodegradáveis. Em seguida, eles farão uma atividade prática em que irão criar um objeto utilizando materiais biodegradáveis, como papelão ou tecido.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os grupos irão se reunir e apresentar o resultado das atividades realizadas em cada estação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das atividades realizadas e reforce a importância da redução do uso do plástico, destacando os principais pontos discutidos pelos alunos na socialização.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Reconhecer os benefícios do uso do plástico, mas também avaliar seus impactos socioambientais negativos.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica sobre a produção e o consumo de materiais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos impactos socioambientais do uso excessivo do plástico.
  • Capacidade de criar objetos utilizando materiais recicláveis e biodegradáveis.
  • Cooperação e colaboração em atividades em grupo.
  • Compreensão da importância da redução do uso do plástico.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
  • Dividir os alunos em grupos para a realização das estações.
  • Orientar e supervisionar as atividades práticas.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o uso do plástico.
  • Fazer uma síntese das atividades realizadas e reforçar a importância da redução do uso do plástico.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Compreender os impactos socioambientais do uso excessivo do plástico.
  • Criar objetos utilizando materiais recicláveis e biodegradáveis.
  • Cooperar e colaborar em atividades em grupo.
  • Compreender a importância da redução do uso do plástico.