Aula sobre Plastico

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O plástico é um material muito utilizado em nosso dia a dia, presente em embalagens de alimentos, utensílios domésticos, brinquedos, eletrônicos e muitos outros objetos. No entanto, apesar de ser um material muito versátil e útil, o plástico também pode gerar grandes impactos socioambientais, como a poluição dos oceanos e a dificuldade de reciclagem. Nesta aula, o objetivo é discutir a produção e os impactos do plástico e como a ciência e a tecnologia têm buscado soluções para esses problemas. Será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema do plástico, sua produção, utilização e impactos socioambientais. É importante apresentar exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em casa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um dos seguintes subtópicos: produção de plástico, utilização de plástico, impactos socioambientais do plástico e soluções para o problema do plástico. É importante que esclarecer que a pesquisa deverá ser realizada em casa e que os alunos deverão trazer as informações para a próxima aula.

  4. Etapa 4 - Apresentação das pesquisas

    Na próxima aula, cada grupo terá 5 minutos para apresentar as informações que pesquisou sobre o subtópico escolhido. Utilize recursos visuais para tornar a apresentação mais atrativa.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs

    Após as apresentações, cada grupo deverá criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”, para avaliar a atividade. Explique como a dinâmica funciona e dê exemplos de como os alunos podem preencher cada campo.

  6. Etapa 6 - Preenchimento do modelo

    Cada aluno deverá preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs individualmente, avaliando a atividade realizada em sala de aula.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão se reunir em seus grupos para discutir as avaliações feitas individualmente e chegar a um consenso sobre os pontos positivos, negativos, que precisam ser melhorados na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Reconhecer benefícios e avaliar impactos socioambientais da produção e utilização do plástico.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, apresentação e avaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e apresentação em grupo.
  • Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs de forma clara e objetiva.
  • Preenchimento do modelo de forma coerente e reflexiva.
  • Participação ativa na discussão em grupo e contribuição para chegar a um consenso.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Dividir a turma em grupos e orientar a pesquisa em casa.
  • Estimular a participação dos alunos na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e coerente.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em casa.
  • Contribuir de forma objetiva e clara na apresentação em grupo.
  • Criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs de forma clara e objetiva.
  • Preencher o modelo de forma coerente e reflexiva.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e contribuir para chegar a um consenso.