Aula sobre Pnud E O Idh
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é uma agência da ONU que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano sustentável. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar países com base em três dimensões: renda, educação e saúde. O IDH é uma ferramenta importante para entender a qualidade de vida das pessoas em diferentes países e como ela pode ser melhorada.
Etapa 1 - Introdução
\- Apresente o tema PNUD e o IDH e explique a importância de entender o desenvolvimento humano.\- Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribua uma folha de papel em branco para cada grupo.
Etapa 2 - Estudo de Caso
\- Apresente um estudo de caso sobre um país com baixo IDH e peça aos alunos que discutam em grupo sobre as possíveis causas desse baixo índice.\- Cada grupo deve anotar suas ideias no papel em branco.
Etapa 3 - Modelo de Infográfico
\- Apresente um modelo de infográfico e explique que cada grupo deve criar um modelo de infográfico com as informações mais relevantes sobre o país estudado.\- O modelo deve conter lacunas a serem preenchidas pelos alunos durante a atividade.
Etapa 4 - Pesquisa
\- Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre o país estudado e preencher as lacunas do modelo de infográfico.\- Forneça materiais de pesquisa, como livros e revistas.
Etapa 5 - Apresentação
\- Cada grupo deve apresentar seu infográfico para a turma e explicar as informações mais importantes sobre o país estudado.Etapa 6 - Discussão
\- Conduza uma discussão em grupo sobre as possíveis soluções para melhorar o IDH do país estudado.\- Os alunos devem contribuir com ideias e sugestões.
Etapa 7 - Avaliação
\- Avalie os alunos com base nos critérios de avaliação definidos:- Participação em grupo
- Qualidade do modelo de infográfico
- Qualidade da pesquisa
- Qualidade da apresentação
\- Dê feedback aos alunos sobre seu desempenho.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de aspectos representativos da dinâmica demográfica
- Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração
Critérios de avaliação
- Participação em grupo
- Qualidade do modelo de infográfico
- Qualidade da pesquisa
- Qualidade da apresentação
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua importância
- Dividir a turma em grupos
- Fornecer materiais de pesquisa
- Conduzir a discussão em grupo
- Avaliar os alunos e dar feedback
Ações do aluno
- Discutir em grupo sobre as possíveis causas do baixo IDH do país estudado
- Criar um modelo de infográfico
- Realizar uma pesquisa sobre o país estudado
- Apresentar o infográfico para a turma
- Contribuir com ideias e sugestões durante a discussão em grupo.