Aula sobre Pnud E O Idh

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é uma agência da ONU que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano sustentável. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar países com base em três dimensões: renda, educação e saúde. O IDH é uma ferramenta importante para entender a qualidade de vida das pessoas em diferentes países e como ela pode ser melhorada.

  1. Etapa 1 - Introdução

    \- Apresente o tema PNUD e o IDH e explique a importância de entender o desenvolvimento humano.

    \- Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribua uma folha de papel em branco para cada grupo.


  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    \- Apresente um estudo de caso sobre um país com baixo IDH e peça aos alunos que discutam em grupo sobre as possíveis causas desse baixo índice.

    \- Cada grupo deve anotar suas ideias no papel em branco.


  3. Etapa 3 - Modelo de Infográfico

    \- Apresente um modelo de infográfico e explique que cada grupo deve criar um modelo de infográfico com as informações mais relevantes sobre o país estudado.

    \- O modelo deve conter lacunas a serem preenchidas pelos alunos durante a atividade.


  4. Etapa 4 - Pesquisa

    \- Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre o país estudado e preencher as lacunas do modelo de infográfico.

    \- Forneça materiais de pesquisa, como livros e revistas.


  5. Etapa 5 - Apresentação

    \- Cada grupo deve apresentar seu infográfico para a turma e explicar as informações mais importantes sobre o país estudado.

  6. Etapa 6 - Discussão

    \- Conduza uma discussão em grupo sobre as possíveis soluções para melhorar o IDH do país estudado.

    \- Os alunos devem contribuir com ideias e sugestões.


  7. Etapa 7 - Avaliação

    \- Avalie os alunos com base nos critérios de avaliação definidos:

    - Participação em grupo

    - Qualidade do modelo de infográfico

    - Qualidade da pesquisa

    - Qualidade da apresentação

    \- Dê feedback aos alunos sobre seu desempenho.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de aspectos representativos da dinâmica demográfica
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração

Critérios de avaliação

  • Participação em grupo
  • Qualidade do modelo de infográfico
  • Qualidade da pesquisa
  • Qualidade da apresentação

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância
  • Dividir a turma em grupos
  • Fornecer materiais de pesquisa
  • Conduzir a discussão em grupo
  • Avaliar os alunos e dar feedback

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre as possíveis causas do baixo IDH do país estudado
  • Criar um modelo de infográfico
  • Realizar uma pesquisa sobre o país estudado
  • Apresentar o infográfico para a turma
  • Contribuir com ideias e sugestões durante a discussão em grupo.