Aula sobre Pnud E O Idh

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é uma agência da ONU que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano em todo o mundo. Uma das formas de medir o desenvolvimento humano é através do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que considera três dimensões: saúde, educação e renda.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é o PNUD e o IDH. Use imagens, gráficos e exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um líder e um secretário para registrar as informações.

  3. Etapa 3 - Explicação da dinâmica do jogo

    Explique a dinâmica do jogo que será criado pelos alunos. O jogo deve ter um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os alunos devem começar a criar o jogo de tabuleiro. Eles devem pensar em perguntas e ações relacionadas ao tema da aula e distribuí-las nas casas do tabuleiro. Oriente os alunos na criação do jogo.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Cada grupo deve testar o jogo criado pelos colegas e sugerir melhorias.

  6. Etapa 6 - Jogo em sala de aula

    Cada grupo deve jogar o jogo criado pelos colegas. Acompanhe e oriente os alunos durante o jogo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula, reforçando os conceitos aprendidos e avaliando o desempenho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise da dinâmica demográfica considerando características da população.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Promover o aprendizado de forma lúdica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos na criação do jogo.
  • Coerência das perguntas e ações com o tema da aula.
  • Desempenho dos alunos durante o jogo.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Acompanhar e orientar os alunos durante o jogo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Contribuir com perguntas e ações relacionadas ao tema da aula.
  • Jogar o jogo criado pelos colegas de forma participativa e colaborativa.