Aula sobre Pnud E O Idh

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Inicie a aula questionando os alunos sobre o que eles sabem sobre o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Explique que o PNUD é uma organização da ONU que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e que o IDH é uma medida utilizada para avaliar o desenvolvimento humano de um país, considerando os indicadores como expectativa de vida, educação e renda per capita.

  1. Etapa 1 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador.

  2. Etapa 2 - Escolha dos temas

    Cada grupo deve escolher um tema relacionado ao PNUD e ao IDH para debater. Sugestões de temas: a importância do IDH para o desenvolvimento humano, os desafios do desenvolvimento humano no Brasil, a relação entre IDH e qualidade de vida, entre outros.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre o tema escolhido e preparar argumentos para o debate.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate deve ser realizado, no qual os grupos se alternam na apresentação de argumentos, réplicas e tréplicas. Medie o debate e garanta que todos os grupos tenham oportunidade de se expressar.

  5. Etapa 5 - Julgamento

    Ao final do debate, a banca julgadora deve avaliar o desempenho dos grupos e escolher o vencedor.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Após o julgamento, conduza uma reflexão com a turma sobre os temas debatidos, incentivando a análise crítica dos argumentos apresentados.

  7. Etapa 7 - Registro

    Cada aluno deve fazer um registro sobre o que aprendeu durante o debate, destacando os principais pontos discutidos e as conclusões alcançadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos;
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Estimular a reflexão sobre temas relevantes para o desenvolvimento humano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate;
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados;
  • Capacidade de análise crítica;
  • Trabalho em grupo;
  • Registro individual sobre o que foi aprendido.

Ações do professor

  • Mediar o debate;
  • Estimular a participação de todos os grupos;
  • Conduzir a reflexão após o debate;
  • Avaliar o desempenho dos alunos;
  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema escolhido;
  • Preparar argumentos para o debate;
  • Participar ativamente do debate;
  • Registrar individualmente o que foi aprendido;
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos.