Podcast científico

Você sabe o que é um podcast? Vem aprender mais sobre esta mídia nessa aula de Português!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual informação sobre o podcast não é verdadeira?

    A) Seu nome é a junção de Ipod com broadcast.

    B) Quem criou o podcast foi um executivo da MTV em 2004.

    C) O podcast é um programa de rádio com conteúdo sob demanda.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Ensino Híbrido:

    O podcast científico é uma mídia que tem ganhado cada vez mais espaço na comunicação dos avanços científicos e tecnológicos. Ele é uma espécie de programa de rádio online, que pode ser ouvido a qualquer hora e lugar, e traz informações sobre pesquisas, descobertas e inovações em diversas áreas do conhecimento. Os podcasts científicos são uma forma de divulgação científica, que busca tornar o conhecimento mais acessível e compreensível para a população em geral. Nesta atividade, os alunos vão aprender a criar um podcast científico, utilizando a metodologia ativa Ensino Híbrido. Eles vão desenvolver habilidades de pesquisa, escrita, oratória e trabalho em equipe, além de aprender sobre o funcionamento dos podcasts e sua importância na divulgação científica.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Nesta atividade de Aprendizagem Baseada em Problemas sobre podcast científico, os alunos terão a oportunidade de avaliar um podcast escolhido pelo professor utilizando a dinâmica dos 3 Qs (preenchendo os campos que bom, que pena e que tal). Eles irão analisar as características positivas e negativas do podcast, além de oferecer sugestões de melhorias. Através dessa atividade, os alunos desenvolverão habilidades de análise crítica, comunicação e reflexão sobre a qualidade de um podcast científico. Ao compartilharem suas análises e participarem das discussões, eles terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre o tema, bem como compreender as características que tornam um podcast científico eficaz na transmissão de informações e conhecimentos científicos.
    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    Nesta atividade, os alunos irão trabalhar com o tema "Podcast científico". Os podcasts são uma forma de mídia cada vez mais popular e acessível, e podem ser encontrados em diversas plataformas na internet. Este tipo de conteúdo é utilizado para transmitir informação de maneira mais descontraída e dinâmica, o que pode ajudar a despertar o interesse dos alunos por assuntos científicos. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que é uma abordagem criativa e colaborativa que incentiva a inovação e o pensamento crítico. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo do podcast científico, identificando suas necessidades e expectativas.
    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    Nesta atividade, será trabalhado o tema "Podcast científico". Os podcasts estão cada vez mais populares e são uma forma de transmitir informações e conhecimentos de forma dinâmica e interessante. Com o avanço da tecnologia, hoje é possível ouvir podcasts em qualquer lugar e a qualquer momento. Os alunos serão desafiados a criar um podcast científico, utilizando a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, para refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.
    Atividade completa
  7. 7. Cultura Maker:

    Nesta atividade, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker, os alunos terão a oportunidade de mergulhar no mundo dos podcasts científicos. Eles serão desafiados a escolher um tema de interesse e criar seu próprio podcast, aplicando conhecimentos de pesquisa, roteirização, gravação e edição de áudio. A atividade visa desenvolver a criatividade, a expressão oral, a habilidade de pesquisa e a capacidade de comunicação dos alunos. Ao final, os podcasts serão compartilhados e discutidos, proporcionando um ambiente de aprendizagem colaborativa e estimulando o interesse pela ciência.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de notícias e editorias de jornais impressos, digitais e sites noticiosos. Eles irão refletir sobre as escolhas dos jornalistas em relação ao que noticiar e o que não noticiar, o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação. Para isso, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um podcast científico sobre um assunto de sua escolha, com base na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. O podcast científico é um formato de conteúdo que tem se popularizado nos últimos anos e tem sido utilizado como ferramenta de divulgação científica. Os alunos poderão aplicar os conceitos aprendidos sobre notícias e editorias de jornais na produção do seu próprio podcast.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: