Aula sobre Podcast Cientifico
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Nesta atividade de Aprendizagem Baseada em Problemas sobre podcast científico, os alunos terão a oportunidade de avaliar um podcast escolhido pelo professor utilizando a dinâmica dos 3 Qs (preenchendo os campos que bom, que pena e que tal). Eles irão analisar as características positivas e negativas do podcast, além de oferecer sugestões de melhorias. Através dessa atividade, os alunos desenvolverão habilidades de análise crítica, comunicação e reflexão sobre a qualidade de um podcast científico. Ao compartilharem suas análises e participarem das discussões, eles terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre o tema, bem como compreender as características que tornam um podcast científico eficaz na transmissão de informações e conhecimentos científicos.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Apresente o conceito de podcast científico e sua importância na divulgação científica. Os alunos discutem em grupos as características de um bom podcast científico.Etapa 2 - Escolha e análise do podcast
Selecione um podcast científico para ser avaliado pela turma. Os alunos recebem um template com a dinâmica dos 3 Qs (com os campos que bom, que pena, que tal). Em grupos, os alunos ouvem o podcast e preenchem o template com as informações relacionadas à análise.Etapa 3 - Discussão e compartilhamento das análises
Os alunos compartilham suas análises em grupos, discutindo os pontos positivos, negativos e as sugestões de melhoria para o podcast escolhido. Cada grupo seleciona as principais conclusões da análise.Etapa 4 - Apresentação das análises
Cada grupo apresenta suas análises para toda a turma, destacando os principais aspectos do podcast avaliado. Durante as apresentações, os demais alunos podem contribuir com comentários e perguntas.Etapa 5 - Discussão coletiva e reflexão
A turma realiza uma discussão coletiva, promovendo a reflexão sobre os pontos levantados nas análises. Os alunos são incentivados a relacionar as conclusões com as características de um bom podcast científico discutidas anteriormente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise crítica;
- Estimular a comunicação oral e escrita;
- Promover a reflexão sobre a qualidade de um podcast científico;
- Desenvolver o trabalho em equipe e a colaboração;
- Ampliar o conhecimento sobre temas científicos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões e análises em grupo;
- Preenchimento adequado do template com os 3 Qs;
- Contribuição significativa durante as apresentações;
- Reflexão crítica e fundamentada sobre o podcast avaliado.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de podcast científico e os critérios de avaliação;
- Selecionar um podcast adequado para a atividade;
- Fornecer suporte e orientação durante as análises e discussões;
- Moderar as discussões coletivas e promover a reflexão crítica.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Ouvir atentamente o podcast escolhido e preencher o template com as análises;
- Apresentar as análises para a turma de forma clara e objetiva;
- Contribuir com comentários e perguntas durante as apresentações dos demais grupos;
- Participar da discussão coletiva e refletir sobre as características de um bom podcast científico.