Aula sobre Podcast Cientifico

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de notícias e editorias de jornais impressos, digitais e sites noticiosos. Eles irão refletir sobre as escolhas dos jornalistas em relação ao que noticiar e o que não noticiar, o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação. Para isso, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um podcast científico sobre um assunto de sua escolha, com base na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. O podcast científico é um formato de conteúdo que tem se popularizado nos últimos anos e tem sido utilizado como ferramenta de divulgação científica. Os alunos poderão aplicar os conceitos aprendidos sobre notícias e editorias de jornais na produção do seu próprio podcast.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e definição dos grupos

    Faça uma apresentação sobre notícias e editorias de jornais impressos, digitais e sites noticiosos, utilizando exemplos práticos. Apresente também exemplos de podcast que trabalham com pautas científicas. Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas para a produção do podcast científico.

    Exemplo prático:

    Alguns exemplos de podcasts científicos são:

    1\. Ciência Sem Fim

    2\. Ciência Suja

    3\. 37 graus

    4\. Alô, ciência?

    5\. Natalia Pasternak - A Hora da Ciência

    6\. Ciência Ao Pé do Ouvido


  2. Etapa 2 - Definição do tema do podcast

    Os grupos irão escolher um tema para o seu podcast científico. Apresente sugestões de temas relacionados à ciência e tecnologia, mas ofereça liberdade para que os alunos escolham o tema que desejarem.

  3. Etapa 3 - Problema

    Os grupos irão definir o problema que será abordado em seu podcast científico. Oriente os alunos a pesquisarem sobre o tema escolhido e a identificarem um problema relacionado a ele.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos irão pesquisar sobre possíveis soluções para o problema identificado na etapa anterior e irão discutir em equipe qual alternativa é mais viável para o seu podcast científico.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos irão produzir o roteiro do seu podcast científico, com base nas informações coletadas nas etapas anteriores. Oriente sobre a estrutura do roteiro e dê dicas sobre como deixar o conteúdo mais atrativo.

  6. Etapa 6 - Gravação do podcast

    Os grupos irão gravar o seu podcast científico. Disponibilize um espaço silencioso para a gravação e oriente os alunos a utilizarem os gravadores de áudio dos seus dispositivos móveis.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos podcasts

    Os grupos irão apresentar os seus podcasts científicos para toda a turma. Oriente sobre a apresentação, como falar em público e como deixar a apresentação mais dinâmica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e comparar as diferentes editorias de jornais impressos, digitais e sites noticiosos;
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir conteúdo com base em uma metodologia ativa;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Adequação do tema escolhido para o podcast científico;
  • Coerência do roteiro com o problema e a solução apresentados;
  • Qualidade da apresentação do podcast;
  • Trabalho em equipe e colaboração entre os integrantes do grupo;
  • Aplicação dos conceitos aprendidos sobre notícias e editorias de jornais.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos;
  • Apresentar exemplos práticos sobre notícias e editorias de jornais;
  • Disponibilizar recursos para a gravação e edição dos podcasts;
  • Orientar os alunos sobre a estrutura do roteiro e a apresentação;
  • Avaliar os trabalhos produzidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido;
  • Pesquisar sobre possíveis soluções para o problema;
  • Produzir um roteiro de podcast científico coerente com o problema e a solução identificados;
  • Gravar e editar o podcast;
  • Apresentar o podcast para a turma.