Aula sobre Podcast Cientifico

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker, os alunos terão a oportunidade de mergulhar no mundo dos podcasts científicos. Eles serão desafiados a escolher um tema de interesse e criar seu próprio podcast, aplicando conhecimentos de pesquisa, roteirização, gravação e edição de áudio. A atividade visa desenvolver a criatividade, a expressão oral, a habilidade de pesquisa e a capacidade de comunicação dos alunos. Ao final, os podcasts serão compartilhados e discutidos, proporcionando um ambiente de aprendizagem colaborativa e estimulando o interesse pela ciência.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique os objetivos da atividade, destacando a importância da divulgação científica e da comunicação oral. Dê exemplos de podcasts científicos famosos e, se possível, escolha parte de um episódio para que os alunos ouçam.

    Exemplo prático:

    Alguns exemplos de podcasts científicos são:

    1\. Ciência Sem Fim

    2\. Ciência Suja

    3\. 37 graus

    4\. Alô, ciência?

    5\. Natalia Pasternak - A Hora da Ciência

    6\. Ciência Ao Pé do Ouvido


  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos são divididos em grupos e cada grupo seleciona um tópico científico de interesse. Eles realizam pesquisas aprofundadas sobre o tema, coletando informações relevantes e fontes confiáveis.

  3. Etapa 3 - Roteiro

    Cada grupo elabora um roteiro para o podcast, definindo a estrutura, os tópicos a serem abordados e os recursos sonoros a serem utilizados para enriquecer a experiência do ouvinte.

  4. Etapa 4 - Gravação

    Os grupos utilizam equipamentos de gravação disponíveis, como gravadores de áudio ou aplicativos de gravação em dispositivos móveis, para registrar o podcast. Eles se organizam para dividir as falas entre os integrantes e garantir uma boa qualidade de áudio.

  5. Etapa 5 - Edição

    Os alunos devem editar de forma básica o podcast, utilizando aplicativos de edição no celular. Eles podem incluir trilhas sonoras e fazer os cortes necessários.

  6. Etapa 6 - Divulgação

    Os podcasts são compartilhados entre os grupos e a turma, possibilitando a audição e discussão entre os alunos. Eles também podem ser compartilhados em plataformas online ou em eventos escolares para alcançar um público maior.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a expressão oral dos alunos na produção de conteúdo científico;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e seleção de fontes confiáveis;
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
  • Incentivar a utilização de recursos sonoros e técnicas de edição para criar uma experiência auditiva envolvente;
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade e precisão das informações apresentadas no podcast;
  • Criatividade na estrutura e abordagem do tema;
  • Clareza na comunicação oral e capacidade de envolver o ouvinte;
  • Uso adequado de recursos sonoros e técnicas de edição;
  • Trabalho em equipe e colaboração entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Orientar e monitorar o processo de pesquisa e elaboração dos roteiros;
  • Fornecer instruções sobre técnicas de gravação e edição de áudio;
  • Dar feedback aos alunos durante a produção e edição dos podcasts;
  • Promover discussões sobre a importância da divulgação científica e a comunicação oral.

Ações do aluno

  • Selecionar um tópico científico de interesse e realizar pesquisas aprofundadas;
  • Elaborar um roteiro detalhado para o podcast, organizando as informações de forma clara e coesa;
  • Dividir as tarefas entre os membros do grupo durante a gravação e edição;
  • Aplicar técnicas de gravação e edição de áudio para criar um podcast de qualidade;
  • Apresentar e compartilhar os podcasts com os demais colegas e, se possível, com um público mais amplo.