Aula sobre Podcast Cientifico

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, será trabalhado o tema "Podcast científico". Os podcasts estão cada vez mais populares e são uma forma de transmitir informações e conhecimentos de forma dinâmica e interessante. Com o avanço da tecnologia, hoje é possível ouvir podcasts em qualquer lugar e a qualquer momento. Os alunos serão desafiados a criar um podcast científico, utilizando a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, para refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.

  1. Etapa 1 - Entender

    Introduza o tema "Podcast científico" e explique a metodologia Design Sprint. Em seguida, os alunos deverão pesquisar referências de podcasts científicos e discutir em grupo quais foram os temas abordados, o que chamou a atenção, o que foi aprendido e como foi a abordagem.

    Exemplo prático:

    Alguns exemplos de podcasts científicos são:

    1\. Ciência Sem Fim

    2\. Ciência Suja

    3\. 37 graus

    4\. Alô, ciência?

    5\. Natalia Pasternak - A Hora da Ciência

    6\. Ciência Ao Pé do Ouvido


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos deverão, individualmente ou em grupo, escolher um tema científico para abordar em seu podcast. Em seguida, deverão esboçar um roteiro com os principais pontos que serão abordados e como será a estrutura do podcast.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos deverão apresentar seus esboços para a turma e, em conjunto, decidir quais serão os temas que irão compor o podcast da turma. Em seguida, deverão definir as funções de cada um no grupo (roteirista, locutor, editor, etc).

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos deverão produzir um episódio piloto do podcast. Para isso, deverão gravar as vozes, selecionar músicas e efeitos sonoros e editar o áudio. Auxilie os alunos com dicas de como utilizar aplicativos de edição de áudio no celular.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos deverão apresentar o episódio piloto para a turma, que irá avaliar o podcast com base nos critérios definidos pelo professor. Os alunos deverão fazer ajustes e melhorias no podcast com base no feedback recebido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e comparar editorias de jornais e sites noticiosos;
  • Desenvolver a habilidade de produção de conteúdo científico em formato de podcast;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Fidelidade à informação científica;
  • Clareza e objetividade na apresentação do conteúdo;
  • Qualidade técnica do áudio;
  • Criatividade na abordagem do tema;
  • Colaboração e participação de todos os membros do grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia Design Sprint;
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e seleção de referências de podcasts científicos;
  • Auxiliar os alunos na produção e edição do podcast;
  • Orientar e avaliar os alunos com base nos critérios definidos;
  • Estimular a colaboração e a criatividade entre os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar referências de podcasts científicos;
  • Esboçar um roteiro para o podcast;
  • Produzir e editar o episódio piloto do podcast;
  • Avaliar e fazer ajustes no podcast com base no feedback recebido;
  • Colaborar e participar ativamente do trabalho em grupo.