Aula sobre Podcast Cientifico

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, os alunos irão trabalhar com o tema "Podcast científico". Os podcasts são uma forma de mídia cada vez mais popular e acessível, e podem ser encontrados em diversas plataformas na internet. Este tipo de conteúdo é utilizado para transmitir informação de maneira mais descontraída e dinâmica, o que pode ajudar a despertar o interesse dos alunos por assuntos científicos. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que é uma abordagem criativa e colaborativa que incentiva a inovação e o pensamento crítico. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo do podcast científico, identificando suas necessidades e expectativas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade perguntando aos alunos o que eles sabem sobre podcasts e como eles podem ser úteis para transmitir informações científicas. Em seguida, apresente alguns exemplos de podcasts científicos e discuta suas características.

    Exemplo prático:

    Alguns exemplos de podcasts científicos são:

    1\. Ciência Sem Fim

    2\. Ciência Suja

    3\. 37 graus

    4\. Alô, ciência?

    5\. Natalia Pasternak - A Hora da Ciência

    6\. Ciência Ao Pé do Ouvido


  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o conceito de mapa de empatia e explique como ele pode servir para entender melhor o público-alvo do podcast científico. Em seguida, divida a turma em grupos e entregue um modelo de mapa de empatia para cada grupo.

    Um mapa de empatia é uma ferramenta visual que ajuda a compreender as necessidades, desejos, emoções e comportamentos de um determinado grupo de pessoas. Ele é dividido em seções que representam diferentes aspectos da experiência do usuário, como o que a pessoa vê, ouve, pensa e sente. O objetivo do mapa de empatia é criar empatia e compreensão, permitindo que as equipes ou indivíduos desenvolvam soluções mais adequadas e centradas no usuário.


  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos, em grupos, irão preencher o mapa de empatia com informações sobre o público-alvo do podcast científico, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  4. Etapa 4 - Discussão dos mapas de empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações coletadas e discutindo as principais necessidades e expectativas do público-alvo do podcast científico.

  5. Etapa 5 - Criação do roteiro do podcast

    Com base nas informações coletadas no mapa de empatia, os alunos irão criar um roteiro para o podcast científico, identificando os temas que serão abordados, as perguntas que serão respondidas e o tom de voz que será utilizado.

  6. Etapa 6 - Gravação do podcast

    Os alunos, em grupos, irão gravar o podcast científico utilizando recursos disponíveis, como gravadores de voz em smartphones.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos podcasts

    Cada grupo irá apresentar o seu podcast para a turma, explicando as escolhas feitas no roteiro e discutindo o feedback dos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, para refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação;
  • Incentivar a criatividade e a inovação através do uso da metodologia Design Thinking;
  • Desenvolver o pensamento crítico dos alunos através da análise do público-alvo do podcast científico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração nos grupos;
  • Qualidade do mapa de empatia produzido, com informações relevantes e bem organizadas;
  • Criatividade e originalidade do roteiro do podcast;
  • Qualidade de gravação do podcast;
  • Apresentação clara e objetiva do podcast para a turma.

Ações do professor

  • Explicar claramente os conceitos e metodologias utilizadas na aula;
  • Auxiliar os alunos na criação dos mapas de empatia e roteiros do podcast;
  • Estimular a participação ativa e colaboração dos alunos nos grupos;
  • Fornecer feedback construtivo para os grupos durante a gravação e apresentação dos podcasts;
  • Estimular a reflexão crítica sobre o conteúdo produzido pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, colaborando com os colegas e com o professor;
  • Coletar informações relevantes sobre o público-alvo do podcast científico;
  • Utilizar a criatividade e o pensamento crítico na criação do roteiro do podcast;
  • Trabalhar em equipe para gravar e apresentar o podcast;
  • Aceitar o feedback dos colegas e do professor para aprimorar o conteúdo produzido.