Aula sobre Podcast

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, os alunos serão desafiados a mergulhar no mundo dos podcasts e se tornarem criadores de conteúdo. A proposta é utilizar a metodologia ativa cultura maker para estimular a criatividade e colaboração dos estudantes na produção de um podcast sobre o tema escolhido. Além disso, serão incentivados a refletir sobre a importância da imparcialidade na produção e consumo de conteúdo, promovendo o pensamento crítico. Ao final, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas produções e apreciar o trabalho dos colegas, ampliando sua visão sobre os diferentes pontos de vista e enriquecendo seu repertório cultural.

  1. Etapa 1 - Entender e pesquisar

    Divida os alunos em grupos e distribua uma introdução sobre o tema do podcast e a importância da imparcialidade na produção de conteúdo. Cada grupo será responsável por realizar pesquisas sobre diferentes tópicos relevantes e apresentar um resumo das informações encontradas. Os grupos compartilharão suas pesquisas com a classe, incentivando o debate e a troca de ideias.

  2. Etapa 2 - Planejar

    Cada grupo irá desenvolver um esboço do roteiro para o podcast, considerando a imparcialidade na abordagem do tema. Os alunos serão encorajados a usar a criatividade e colaboração para definir a estrutura do podcast, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão. Forneça orientações e feedback aos grupos durante o processo de planejamento.

  3. Etapa 3 - Preparar

    Os grupos irão decidir quais informações e argumentos serão apresentados no podcast, garantindo a imparcialidade e diversidade de pontos de vista. Os alunos prepararão o conteúdo escrito do podcast, incluindo introdução, diálogos, narrativas e conclusão.

  4. Etapa 4 - Produzir

    Os grupos irão gravar seus podcasts, aplicando técnicas de expressão oral e escrita aprendidas anteriormente. Incentive-os a utilizarem os recursos de gravação de áudio dos seus smartphones e aparelhos móveis. Os alunos trabalharão em conjunto para aprimorar a qualidade da gravação, incluindo entonação, ritmo, clareza e fluência. A edição e produção final dos podcasts serão realizadas pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Compartilhar

    Os grupos apresentarão seus podcasts para a classe, compartilhando suas produções e discutindo a importância da imparcialidade na produção e consumo de conteúdo. Após as apresentações, haverá uma rodada de perguntas e respostas, onde os alunos poderão fazer questionamentos aos grupos e refletir sobre as questões levantadas. Os podcasts serão disponibilizados para a escola ou comunidade, ampliando o alcance do aprendizado e promovendo a discussão sobre a imparcialidade na mídia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a colaboração entre os alunos na produção de conteúdo;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita;
  • Refletir sobre a importância da imparcialidade na produção e consumo de conteúdo.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do conteúdo apresentado no podcast;
  • Uso adequado da linguagem escrita e oral;
  • Coerência e organização do roteiro do podcast;
  • Demonstração de imparcialidade e consideração de diferentes pontos de vista;
  • Colaboração e trabalho em equipe durante todas as etapas da atividade.

Ações do professor

  • Introduzir o tema do podcast e explicar a importância da imparcialidade;
  • Orientar e fornecer feedback aos grupos durante o planejamento e desenvolvimento do podcast;
  • Disponibilizar recursos técnicos e auxiliar na gravação e edição dos podcasts;
  • Facilitar o debate e a reflexão sobre a imparcialidade na produção e consumo de conteúdo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas e compartilhar informações relevantes com a classe;
  • Trabalhar em grupo para planejar e desenvolver o roteiro do podcast;
  • Utilizar recursos técnicos para gravar e editar o podcast;
  • Apresentar o podcast para a classe e participar das discussões sobre a imparcialidade.