Aula sobre Podcast

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O podcast é um recurso que tem ganhado cada vez mais espaço na mídia, sendo uma das formas mais práticas e acessíveis de se consumir conteúdo. Ele pode ser encontrado em diversas plataformas, como Spotify, Deezer, Soundcloud, entre outras, e traz temas variados, como notícias, entretenimento, cultura, ciência, entre outros. O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos desenvolvam a habilidade de reconhecer diferentes graus de parcialidade/imparcialidade em textos jornalísticos e tornar-se conscientes das escolhas feitas enquanto produtores de textos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa design sprint, em que os alunos criarão um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a atividade explicando o conceito de podcast e apresentando alguns exemplos de podcasts disponíveis em plataformas digitais. Em seguida, os alunos serão organizados em grupos para escolher um tema de interesse para produzir um podcast. Se preferir, você pode indicar um tema atual de interesse dos alunos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os grupos deverão realizar pesquisas sobre o tema escolhido e esboçar um roteiro para o podcast. Oriente os alunos sobre como estruturar um roteiro de podcast.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresentará o roteiro esboçado para a turma e, em conjunto, decidirão qual será o conteúdo do podcast a ser produzido. Nessa etapa, incentive a discussão e o diálogo entre os alunos para poderem escolher um conteúdo que contemple as diferentes opiniões e pontos de vista.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com o tema definido, os grupos iniciarão a produção do podcast, gravando as vozes dos participantes e editando o áudio. Oriente os alunos sobre como utilizar os recursos disponíveis, como celulares e outros dispositivos móveis, para gravar e editar um podcast.

  5. Etapa 5 - Testar

    Com os podcasts produzidos, os grupos apresentarão seus trabalhos para a turma e farão uma reflexão coletiva sobre o tema escolhido e como foi abordado. Incentive a análise crítica dos alunos sobre as escolhas feitas no roteiro e na produção do podcast.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer diferentes graus de parcialidade/imparcialidade em textos jornalísticos;
  • Tornar os alunos conscientes das escolhas feitas enquanto produtores de textos;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na escolha do tema;
  • Coerência e coesão no roteiro do podcast;
  • Utilização adequada dos recursos disponíveis para a produção do podcast;
  • Análise crítica do próprio trabalho e dos trabalhos dos colegas;
  • Participação ativa e colaborativa na construção do podcast em grupo.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de podcast e apresentar exemplos de podcasts disponíveis.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na elaboração do roteiro;
  • Estimular a colaboração e o diálogo entre os alunos durante as etapas de decisão e produção do podcast;
  • Orientar os alunos na utilização dos recursos disponíveis para a produção do podcast;
  • Incentivar a análise crítica do próprio trabalho e dos trabalhos dos colegas.

Ações do aluno

  • Escolher um tema de interesse para produzir um podcast;
  • Realizar pesquisas e esboçar um roteiro para o podcast;
  • Participar ativamente das etapas de decisão e produção do podcast em grupo;
  • Utilizar adequadamente os recursos disponíveis para a produção do podcast;
  • Refletir criticamente sobre o próprio trabalho e dos trabalhos dos colegas.