Aula sobre Podcast

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os podcasts são uma forma de mídia crescente e populares atualmente. Eles são uma forma de áudio digital que pode ser baixada ou transmitida pela internet, permitindo que as pessoas ouçam programas e conteúdos em qualquer lugar e a qualquer momento. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre o que é um podcast, como é produzido e como ele pode ser usado para transmitir informações e ideias. A metodologia design thinking será utilizada para criar um mapa de empatia, que ajudará os alunos a entender melhor seus ouvintes e a criar um podcast envolvente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade perguntando aos alunos se eles já ouviram falar de podcast e o que sabem sobre o assunto. Em seguida, explique o que é um podcast, dê exemplos de programas populares e como ele pode ser utilizado para transmitir informações e ideias.

  2. Etapa 2 - Criando um mapa de empatia

    Os alunos trabalharão em grupos para criar mapas de empatia com base no público que desejam atingir com seus podcasts. Eles devem preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Forneça aos alunos exemplos de mapas de empatia e orientá-los sobre como criar um mapa de empatia eficaz.

  3. Etapa 3 - Selecionando o tema do podcast

    Os alunos escolhem o tema de seu podcast com base em seu mapa de empatia. Eles devem escolher um assunto que seja de interesse para o público-alvo e que possa ser discutido em um podcast.

  4. Etapa 4 - Criando um roteiro

    Os alunos trabalharão em grupos para criar um roteiro para o seu podcast. Eles devem pensar em uma introdução, desenvolvimento e conclusão, bem como em perguntas e tópicos para discutir. Forneça exemplos de roteiros de podcast e oriente-os sobre como criar um roteiro eficaz.

  5. Etapa 5 - Gravando o podcast

    Os alunos utilizarão seus smartphones ou computadores para gravar o podcast com base no roteiro que criaram. Oriente-os sobre o tom de voz e efeitos que podem ser utilizados para tornar o podcast interessante.

  6. Etapa 6 - Compartilhando o podcast

    Os alunos compartilham seus podcasts com a turma e discutem seus temas e ideias. Incentive a discussão e dê um feedback construtivo entre os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita;
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e reflexivo;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.

Critérios de avaliação

  • O podcast deve ter um tema claro e bem estruturado;
  • O podcast deve ser bem produzido e ter qualidade de som;
  • Os alunos devem demonstrar habilidades de trabalho em equipe e colaboração;
  • Os alunos devem demonstrar habilidades de pensamento crítico e reflexivo.

Ações do professor

  • Orientar e fornecer exemplos de mapas de empatia e roteiros de podcast;
  • Fornecer orientações sobre como gravar e editar um podcast de qualidade;
  • Incentivar a discussão e o feedback construtivo entre os alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar um mapa de empatia e roteiro de podcast;
  • Gravar e editar um podcast de qualidade;
  • Compartilhar o podcast com a turma e discutir seus temas e ideias.