Aula sobre Podcast

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O podcast é um formato de mídia que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo digital. Ele consiste em um arquivo de áudio transmitido via internet, que pode ser baixado e ouvido a qualquer momento, em qualquer lugar. Os temas variam bastante, podendo ser notícias, entrevistas, debates, histórias, entre outros. O objetivo desta atividade é trabalhar o podcast como um meio de comunicação e informação, desenvolvendo a habilidade dos alunos em reconhecer diferentes graus de parcialidade/imparcialidade nos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa modelo de debate crítico (MDC), que permitirá aos alunos criar um template de avaliação por rubrica e discutir as diferentes perspectivas apresentadas no Podcast.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é um podcast e apresentando alguns exemplos de temas e formatos. Em seguida, pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o assunto e se já ouviram algum podcast antes.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema e criação do template de avaliação

    Apresente um podcast para os alunos e distribua o template de avaliação por rubrica. Os alunos devem ouvir o podcast e preencher o template com os critérios: “Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido” para avaliar o tema e o conteúdo do podcast.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e discutir as diferentes perspectivas apresentadas no podcast. Cada grupo deve apresentar sua visão e justificar suas escolhas para o restante da turma. Oriente a discussão e estimule o debate crítico.

  4. Etapa 4 - Apresentação das conclusões

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, destacando os pontos positivos e negativos do podcast e discutindo as diferentes perspectivas apresentadas. Faça a mediação da discussão e estimule a reflexão crítica.

  5. Etapa 5 - Produção de um podcast

    Os alunos devem produzir um roteiro de podcast em grupos, escolhendo um tema e apresentando diferentes perspectivas. Eles devem utilizar o template de avaliação por rubrica para orientar a produção e garantir a qualidade do conteúdo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos roteiros

    Cada grupo deve apresentar seu roteiro de podcast para a turma, destacando as diferentes perspectivas apresentadas e justificando suas escolhas. Estimule a reflexão crítica e oriente o debate.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o uso do podcast como meio de comunicação e informação, destacando a importância da reflexão crítica e da consciência das escolhas feitas enquanto produtor de textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer diferentes graus de parcialidade/imparcialidade nos textos jornalísticos;
  • Estimular a reflexão crítica e a análise de diferentes perspectivas;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em produzir textos críticos e conscientes.

Critérios de avaliação

  • Utilização do template de avaliação por rubrica;
  • Qualidade do conteúdo produzido;
  • Coerência e consistência das escolhas feitas pelos alunos;
  • Participação ativa e construtiva na discussão em grupo;
  • Reflexão crítica sobre o uso do Podcast como meio de comunicação e informação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar a discussão;
  • Estimular a reflexão crítica e a análise de diferentes perspectivas;
  • Orientar a produção dos podcasts e garantir a qualidade do conteúdo;
  • Mediar a discussão em grupo e orientar o debate;
  • Encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre o uso do Podcast como meio de comunicação e informação.

Ações do aluno

  • Ouvir o Podcast e preencher o template de avaliação por rúbrica
  • Discutir as diferentes perspectivas apresentadas no Podcast
  • Produzir um Podcast em grupo, escolhendo um tema e apresentando diferentes perspectivas
  • Participar ativamente da discussão em grupo e do debate
  • Reflexão crítica sobre o uso do Podcast como meio de comunicação e informação