Aula sobre Podcast
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O podcast é um formato de mídia que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo digital. Ele consiste em um arquivo de áudio transmitido via internet, que pode ser baixado e ouvido a qualquer momento, em qualquer lugar. Os temas variam bastante, podendo ser notícias, entrevistas, debates, histórias, entre outros. O objetivo desta atividade é trabalhar o podcast como um meio de comunicação e informação, desenvolvendo a habilidade dos alunos em reconhecer diferentes graus de parcialidade/imparcialidade nos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa modelo de debate crítico (MDC), que permitirá aos alunos criar um template de avaliação por rubrica e discutir as diferentes perspectivas apresentadas no Podcast.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é um podcast e apresentando alguns exemplos de temas e formatos. Em seguida, pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o assunto e se já ouviram algum podcast antes.Etapa 2 - Apresentação do tema e criação do template de avaliação
Apresente um podcast para os alunos e distribua o template de avaliação por rubrica. Os alunos devem ouvir o podcast e preencher o template com os critérios: “Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido” para avaliar o tema e o conteúdo do podcast.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem se dividir em grupos e discutir as diferentes perspectivas apresentadas no podcast. Cada grupo deve apresentar sua visão e justificar suas escolhas para o restante da turma. Oriente a discussão e estimule o debate crítico.Etapa 4 - Apresentação das conclusões
Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, destacando os pontos positivos e negativos do podcast e discutindo as diferentes perspectivas apresentadas. Faça a mediação da discussão e estimule a reflexão crítica.Etapa 5 - Produção de um podcast
Os alunos devem produzir um roteiro de podcast em grupos, escolhendo um tema e apresentando diferentes perspectivas. Eles devem utilizar o template de avaliação por rubrica para orientar a produção e garantir a qualidade do conteúdo.Etapa 6 - Apresentação dos roteiros
Cada grupo deve apresentar seu roteiro de podcast para a turma, destacando as diferentes perspectivas apresentadas e justificando suas escolhas. Estimule a reflexão crítica e oriente o debate.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o uso do podcast como meio de comunicação e informação, destacando a importância da reflexão crítica e da consciência das escolhas feitas enquanto produtor de textos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer diferentes graus de parcialidade/imparcialidade nos textos jornalísticos;
- Estimular a reflexão crítica e a análise de diferentes perspectivas;
- Desenvolver a capacidade dos alunos em produzir textos críticos e conscientes.
Critérios de avaliação
- Utilização do template de avaliação por rubrica;
- Qualidade do conteúdo produzido;
- Coerência e consistência das escolhas feitas pelos alunos;
- Participação ativa e construtiva na discussão em grupo;
- Reflexão crítica sobre o uso do Podcast como meio de comunicação e informação.
Ações do professor
- Apresentar o tema e orientar a discussão;
- Estimular a reflexão crítica e a análise de diferentes perspectivas;
- Orientar a produção dos podcasts e garantir a qualidade do conteúdo;
- Mediar a discussão em grupo e orientar o debate;
- Encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre o uso do Podcast como meio de comunicação e informação.
Ações do aluno
- Ouvir o Podcast e preencher o template de avaliação por rúbrica
- Discutir as diferentes perspectivas apresentadas no Podcast
- Produzir um Podcast em grupo, escolhendo um tema e apresentando diferentes perspectivas
- Participar ativamente da discussão em grupo e do debate
- Reflexão crítica sobre o uso do Podcast como meio de comunicação e informação