Aula sobre Podcast

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, será trabalhado o tema podcasts, um formato de mídia que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos. Os alunos entenderão o que são podcasts, como eles funcionam, como são produzidos e quais são suas características. Além disso, será desenvolvida a habilidade de reconhecer diferentes graus de parcialidade/imparcialidade nos podcasts e outros textos jornalísticos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa de rotação por estações, na qual os alunos irão criar seus próprios podcasts.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    O professor irá apresentar alguns exemplos de podcasts para a turma e discutir suas características e temas abordados.

    Exemplos: O Nerdcast, Rádio Novelo Apresenta, Café da Manhã, etc.


  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Ouvindo um podcast

    Os alunos irão ouvir um podcast previamente selecionado pelo professor e anotar as informações mais importantes. Em seguida, deverão responder a algumas perguntas sobre o podcast, como tema, objetivo, público-alvo e grau de imparcialidade.

    Exemplo de podcast: "Como a pandemia de Covid-19 impactou a economia global", do Nexo Jornal.

    Estação 2 - Escrita do roteiro

    Os alunos irão pesquisar em grupos sobre um tema específico e produzir um roteiro para um podcast, levando em consideração o público-alvo, os objetivos e a linguagem utilizada. Em seguida, deverão apresentar seu roteiro para a turma.

    Exemplo de tema: "A importância da preservação da Amazônia".

    Estação 3 \- Gravação do podcast

    Os alunos irão utilizar seus roteiros para gravar um mini-podcast em seus celulares ou dispositivos móveis. Após a gravação, deverão ouvir e avaliar o trabalho dos colegas, levando em consideração a clareza, objetividade e grau de imparcialidade.

    Exemplo de mini-podcast: "A importância da preservação da Amazônia - por João".


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Inicie uma discussão sobre a importância da habilidade de reconhecer diferentes graus de parcialidade/imparcialidade nos textos jornalísticos e podcasts. Os alunos deverão refletir sobre como essa habilidade pode ser útil em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer diferentes graus de parcialidade/imparcialidade nos textos jornalísticos e podcasts;
  • Estimular a criatividade e colaboração dos alunos na produção de conteúdo;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita;
  • Refletir sobre a importância da imparcialidade na produção e consumo de conteúdo.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na produção do roteiro e mini-podcast;
  • Grau de imparcialidade na produção do roteiro e mini-podcast;
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo;
  • Capacidade de reconhecer diferentes graus de parcialidade/imparcialidade nos textos jornalísticos e podcasts.

Ações do professor

  • Selecionar e apresentar exemplos práticos de podcasts para a turma;
  • Orientar e acompanhar os alunos durante a produção do roteiro e mini-podcast;
  • Estimular a criatividade e colaboração dos alunos;
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da imparcialidade na produção e consumo de conteúdo.

Ações do aluno

  • Ouvir e analisar um podcast previamente selecionado pelo professor;
  • Pesquisar e produzir um roteiro para um mini-podcast em grupo;
  • Gravar um mini-podcast individualmente e avaliar o trabalho dos colegas;
  • Refletir sobre a importância da imparcialidade na produção e consumo de conteúdo.