Aula sobre Podcast
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Aquecimento
O professor irá apresentar alguns exemplos de podcasts para a turma e discutir suas características e temas abordados.Exemplos: O Nerdcast, Rádio Novelo Apresenta, Café da Manhã, etc.
Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Ouvindo um podcastOs alunos irão ouvir um podcast previamente selecionado pelo professor e anotar as informações mais importantes. Em seguida, deverão responder a algumas perguntas sobre o podcast, como tema, objetivo, público-alvo e grau de imparcialidade.
Exemplo de podcast: "Como a pandemia de Covid-19 impactou a economia global", do Nexo Jornal.
Estação 2 - Escrita do roteiro
Os alunos irão pesquisar em grupos sobre um tema específico e produzir um roteiro para um podcast, levando em consideração o público-alvo, os objetivos e a linguagem utilizada. Em seguida, deverão apresentar seu roteiro para a turma.
Exemplo de tema: "A importância da preservação da Amazônia".
Estação 3 \- Gravação do podcast
Os alunos irão utilizar seus roteiros para gravar um mini-podcast em seus celulares ou dispositivos móveis. Após a gravação, deverão ouvir e avaliar o trabalho dos colegas, levando em consideração a clareza, objetividade e grau de imparcialidade.
Exemplo de mini-podcast: "A importância da preservação da Amazônia - por João".
Etapa 3 - Conclusão
Inicie uma discussão sobre a importância da habilidade de reconhecer diferentes graus de parcialidade/imparcialidade nos textos jornalísticos e podcasts. Os alunos deverão refletir sobre como essa habilidade pode ser útil em seu cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer diferentes graus de parcialidade/imparcialidade nos textos jornalísticos e podcasts;
- Estimular a criatividade e colaboração dos alunos na produção de conteúdo;
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita;
- Refletir sobre a importância da imparcialidade na produção e consumo de conteúdo.
Critérios de avaliação
- Clareza e objetividade na produção do roteiro e mini-podcast;
- Grau de imparcialidade na produção do roteiro e mini-podcast;
- Participação e colaboração no trabalho em grupo;
- Capacidade de reconhecer diferentes graus de parcialidade/imparcialidade nos textos jornalísticos e podcasts.
Ações do professor
- Selecionar e apresentar exemplos práticos de podcasts para a turma;
- Orientar e acompanhar os alunos durante a produção do roteiro e mini-podcast;
- Estimular a criatividade e colaboração dos alunos;
- Incentivar a reflexão sobre a importância da imparcialidade na produção e consumo de conteúdo.
Ações do aluno
- Ouvir e analisar um podcast previamente selecionado pelo professor;
- Pesquisar e produzir um roteiro para um mini-podcast em grupo;
- Gravar um mini-podcast individualmente e avaliar o trabalho dos colegas;
- Refletir sobre a importância da imparcialidade na produção e consumo de conteúdo.