Aula sobre Podcast

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos serão apresentados ao tema "Podcast", que é uma mídia de áudio na qual as pessoas podem gravar e compartilhar informações, histórias, opiniões e muito mais. Será discutido como essa forma de mídia tem se tornado popular em todo o mundo e como as pessoas estão usando o podcast para se conectar com outras pessoas e compartilhar suas ideias. Os alunos serão convidados a pensar sobre os diferentes tipos de podcast que existem e como eles podem ser usados em suas vidas cotidianas, seja para se divertir, aprender algo novo ou se informar sobre um assunto específico.

  1. Etapa 1 - Pré-atividade

    Antes da atividade presencial, os alunos deverão pesquisar sobre o tema podcasts. Eles podem usar a internet, livros, revistas, jornais e outras fontes de informação para aprender mais sobre o assunto. Cada aluno criará um mapa conceitual sobre o que pesquisaram. O mapa deve conter uma ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade. Os alunos podem usar lápis de cor, canetas e outros materiais para tornar o mapa mais colorido e atraente.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Comece a atividade com uma breve introdução ao tema, explicando o que é e como funciona. Em seguida, os alunos deverão apresentar os seus mapas conceituais, contando o que aprenderam sobre podcasts.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os alunos terão 30 minutos para discutir em grupo sobre os diferentes tipos de podcast que existem e como eles podem ser usados em suas vidas cotidianas.

  4. Etapa 4 - Produção de um roteiro

    Cada grupo deverá escolher um tema de seu interesse e produzir um roteiro para um podcast de 3 minutos. O roteiro deve conter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos roteiros

    Cada grupo apresentará o seu roteiro para a turma. Peça que um aluno de cada grupo leia o roteiro para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer diferentes tipos de mídia que existem e como elas podem ser usadas no cotidiano;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir um roteiro para um podcast, com uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade e clareza do mapa conceitual produzido pelo grupo;
  • Criatividade e originalidade do roteiro do podcast produzido pelo grupo;
  • Coerência e organização do roteiro do podcast.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa sobre o tema;
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Fornecer feedback construtivo sobre o mapa conceitual e o roteiro do podcast produzido pelos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema designado;
  • Produzir um mapa conceitual sobre o tema pesquisado;
  • Produzir um roteiro para um podcast de 3 minutos sobre um tema de interesse do grupo.