Aula sobre Poema Haicai
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O haicai é um tipo de poema originário do Japão cuja característica principal é a simplicidade. Ele é composto por três versos, sendo que o primeiro e o terceiro têm 5 sílabas e o segundo tem 7 sílabas.
Etapa 1 - Criação do Diário de Bordo
Divida a turma em grupos e peça para cada grupo criar um diário de bordo contendo os campos “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução” para registrar o processo de criação de um haicai.Etapa 2 - Problema
Apresente à turma um problema relacionado ao tema estudado. Exemplo: “Como podemos fazer um haicai sobre a natureza que transmita a beleza e a simplicidade que esse tipo de poema exige?”. Cada grupo deve preencher o campo “Problema” de acordo com o seu enunciado.Etapa 3 - Geração de Alternativas
Solicite a cada grupo que elabore pelo menos 3 alternativas de haicais para o problema apresentado e registre os poemas no diário de bordo.Etapa 4 - Solução
Cada grupo deve apresentar suas alternativas. Selecione uma delas para ser trabalhada em sala de aula. Para deixar o processo mais dinâmico, você pode propor uma votação para a escolha da melhor solução (no caso, o poema). Solicite o registro no diário de bordo.Etapa 5 - Leitura
Leia o haicai selecionado em voz alta para a turma e peça que os alunos identifiquem as características do poema, como o número de sílabas, a concisão, a simplicidade, a mensagem transmitida, entre outros pontos.Etapa 6 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios de avaliação estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de poemas;
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
- Desenvolver a capacidade de expressar avaliação sobre o texto lido e estabelecer preferências por gêneros, temas e autores.
Critérios de avaliação
- Compreensão do gênero haicai;
- Criatividade na geração de alternativas;
- Qualidade do haicai produzido;
- Participação em grupo;
- Capacidade de expressar avaliação sobre o texto lido.
Ações do professor
- Apresentar o problema relacionado ao tema;
- Orientar os alunos na geração de alternativas e na produção do haicai;
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente do processo;
- Registrar o processo de criação do haicai no diário de bordo;
- Expressar avaliação sobre o processo de criação em grupo.