Aula sobre Poema Haicai

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O haicai é um tipo de poema originário do Japão cuja característica principal é a simplicidade. Ele é composto por três versos, sendo que o primeiro e o terceiro têm 5 sílabas e o segundo tem 7 sílabas.

  1. Etapa 1 - Criação do Diário de Bordo

    Divida a turma em grupos e peça para cada grupo criar um diário de bordo contendo os campos “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução” para registrar o processo de criação de um haicai.

  2. Etapa 2 - Problema

    Apresente à turma um problema relacionado ao tema estudado. Exemplo: “Como podemos fazer um haicai sobre a natureza que transmita a beleza e a simplicidade que esse tipo de poema exige?”. Cada grupo deve preencher o campo “Problema” de acordo com o seu enunciado.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Solicite a cada grupo que elabore pelo menos 3 alternativas de haicais para o problema apresentado e registre os poemas no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Solução

    Cada grupo deve apresentar suas alternativas. Selecione uma delas para ser trabalhada em sala de aula. Para deixar o processo mais dinâmico, você pode propor uma votação para a escolha da melhor solução (no caso, o poema). Solicite o registro no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Leitura

    Leia o haicai selecionado em voz alta para a turma e peça que os alunos identifiquem as características do poema, como o número de sílabas, a concisão, a simplicidade, a mensagem transmitida, entre outros pontos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios de avaliação estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de poemas;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de expressar avaliação sobre o texto lido e estabelecer preferências por gêneros, temas e autores.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do gênero haicai;
  • Criatividade na geração de alternativas;
  • Qualidade do haicai produzido;
  • Participação em grupo;
  • Capacidade de expressar avaliação sobre o texto lido.

Ações do professor

  • Apresentar o problema relacionado ao tema;
  • Orientar os alunos na geração de alternativas e na produção do haicai;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do processo;
  • Registrar o processo de criação do haicai no diário de bordo;
  • Expressar avaliação sobre o processo de criação em grupo.