Aula sobre Poema Haicai

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicie a aula explicando o que é um haicai, sua origem e suas características. Apresente alguns exemplos e incentive os alunos a observarem a estrutura, a linguagem e a temática dos poemas. Explique que eles deverão criar um projeto em grupo para produzir um template de avaliação por pares de haicais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema, explique a metodologia e divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Oriente os grupos a fazerem uma pesquisa mais aprofundada sobre os haicais, considerando sua origem, sua estrutura e suas características.

  3. Etapa 3 - Definição dos critérios de avaliação

    Defina os critérios de avaliação para o template de avaliação por pares e explique-os para a turma.

  4. Etapa 4 - Elaboração do template

    Cada grupo deve produzir um template de avaliação por pares de acordo com os pontos que você explicou na etapa anterior. Circule pela sala para orientar e sanar possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Produção dos haicais

    Os grupos devem produzir seus haicais em uma folha de papel sulfite. Estipule um tempo de 30 minutos para que eles possam criar seus poemas seguindo as características e a estrutura do gênero.

  6. Etapa 6 - Avaliação pelos pares

    Nessa etapa, cada grupo recebe um conjunto de haicais produzidos pelos colegas e deve avaliá-los utilizando o template de avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seus resultados para a turma. Proponha uma discussão sobre os resultados obtidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística por meio da poesia;
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo e cumprimento das tarefas;
  • Apresentação e comunicação do projeto;
  • Desempenho geral do grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre a metodologia e suas etapas;
  • Explicar os critérios de avaliação e auxiliar na elaboração do template;
  • Fornecer feedbacks e orientações para o desenvolvimento do projeto;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos;
  • Avaliar o desempenho dos grupos.

Ações do aluno

  • Organizar-se em grupos e pesquisar sobre haicais;
  • Elaborar um template de avaliação por pares e apresentá-lo para a turma;
  • Produzir haicais em grupo e avaliar o trabalho dos colegas;
  • Participar das discussões e contribuir para o projeto em grupo.