Aula sobre Poema Haicai

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Explique aos alunos que o haicai é um tipo de poema curto de origem japonesa, composto por 3 versos que somam 17 sílabas. O haicai geralmente descreve um momento da natureza ou da vida cotidiana de forma simples e objetiva, buscando transmitir uma sensação ou emoção. Apresente alguns exemplos de haicais para que os alunos possam compreender melhor a estrutura do poema, trazendo autores como Matsuo Bashô, Afrânio Peixoto, Paulo Leminski e Millôr Fernandes.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    O professor apresentará a história e a importância do haicai na cultura japonesa, explicando como ele surgiu, seus elementos e características.

    Elementos do haicai:

    1\. Três versos com uma métrica de 5-7-5 sílabas;

    2\. Imagem da natureza ou do cotidiano;

    3\. Brevidade e simplicidade;

    4\. Palavras que sugerem emoções e sensações.

    Características do haicai:

    1\. Simplicidade e objetividade na expressão;

    2\. Observação aguda e atenta da natureza ou do cotidiano;

    3\. Uso de palavras que sugerem ação, movimento e transformação;

    4\. Foco agora e na experiência sensorial imediata;

    5\. Valorização da simplicidade e da natureza.


  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso impresso sobre a vida de um poeta haicaísta japonês famoso, como Matsuo Bashô. O estudo de caso deverá conter informações sobre a vida, obra e legado do poeta, além de exemplos de seus haicais mais conhecidos.

  3. Etapa 3 - Análise dos haicais

    Os alunos irão analisar exemplos de haicais japoneses e brasileiros, observando a estrutura, como as palavras e ideias são apresentadas e a mensagem que cada poema transmite.

  4. Etapa 4 - Produção de haicais

    Cada aluno deverá produzir um haicai e apresentá-lo para a turma.

  5. Etapa 5 - Fechamento

    Faça uma reflexão sobre a atividade e a importância do haicai na cultura japonesa e como ele pode ser utilizado para expressar ideias e sentimentos de forma concisa e criativa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de poemas haicai;
  • Estimular a criatividade e a produção de textos literários;
  • Valorizar a história e a importância do haicai na cultura japonesa e mundial.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão do estudo de caso;
  • Identificação correta dos elementos do haicai presentes no estudo de caso;
  • Produção de um haicai a partir do estudo de caso, seguindo as características e elementos do gênero;
  • Coerência e coesão na produção do haicai.

Ações do professor

  • Apresentar a história e a importância do haicai na cultura japonesa;
  • Preparar e apresentar o estudo de caso sobre um poeta haicaísta japonês famoso;
  • Selecionar exemplos de haicais japoneses e brasileiros para análise;
  • Orientar os alunos na produção do haicai;
  • Realizar a reflexão sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Participar da introdução e da apresentação do estudo de caso;
  • Analisar os exemplos de haicais;
  • Produzir um haicai e apresentá-lo para a turma;
  • Refletir sobre a atividade.