Aula sobre Poema Haicai
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O haicai é uma forma poética de origem japonesa com três versos, cada um com cinco, sete e cinco sílabas, respectivamente. Essa forma de poesia é bastante popular no Brasil e isso pode ser uma ótima oportunidade para trabalhar a criatividade e a sensibilidade dos alunos. A proposta desta aula é que eles criem um jogo de tabuleiro sobre o tema usando apenas recursos analógicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o haicai e explicando suas origens e características. Também é importante apresentar alguns exemplos de haicais para que os alunos possam conhecer melhor essa forma poética.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de até cinco alunos. Cada grupo deve escolher um tema relacionado a um haicai para desenvolver seu jogo de tabuleiro.Etapa 3 - Definição das regras
Cada grupo deve definir as regras do seu jogo, incluindo o número de jogadores, o objetivo do jogo e a movimentação no tabuleiro.Etapa 4 - Criação do tabuleiro
Cada grupo deve criar seu próprio tabuleiro com 51 casas (50 para a movimentação dos jogadores e uma casa final para a vitória). O tabuleiro pode ser desenhado em uma cartolina ou em papel sulfite.Etapa 5 - Criação dos cards
Os grupos devem criar os cards de perguntas e ações usando papel sulfite ou cartolina. Os cards devem conter perguntas sobre o tema e ações que os jogadores devem cumprir durante o jogo.Etapa 6 - Montagem do jogo
Os grupos devem montar o jogo distribuindo os cards de perguntas e ações pelo tabuleiro e definindo o número de jogadores.Etapa 7 - Jogo
As equipes devem jogar o jogo criado por elas mesmas, observando as regras definidas e cumprindo as ações que aparecem nos cards.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a criatividade e a sensibilidade dos alunos;
- Estimular a leitura e a compreensão de textos poéticos;
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe;
- Estimular o pensamento crítico e a tomada de decisão.
Critérios de avaliação
- Criatividade, clareza e objetividade na definição das regras;
- Qualidade dos cards de perguntas e ações;
- Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e dar exemplos;
- Orientar as equipes na divisão de tarefas e na definição das regras do jogo;
- Acompanhar a criação do tabuleiro e dos cards;
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos;
- Avaliar a atividade e fornecer feedbacks para os alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema e trabalhar em equipe na criação do jogo;
- Definir as regras do jogo e criar o tabuleiro e os cards;
- Participar ativamente do jogo, cumprindo as regras e as ações estabelecidas.