Aula sobre Poema Haicai

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula sobre haicai é importante para desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de gêneros poéticos, além de incentivar a criatividade dos alunos na produção de seus próprios poemas. O haicai é um tipo de poema de origem japonesa que possui 3 versos e uma métrica específica, geralmente relacionado à natureza e às estações do ano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma apresentação do tema por meio de uma contextualização histórica e conceitual do haicai. É interessante também mostrar exemplos de haicais de autores consagrados para que os alunos se familiarizem com essa forma poética.

  2. Etapa 2 - Debate

    Proponha uma discussão em grupo sobre os elementos e características do haicai e promova uma troca de ideias sobre a importância do haicai para a cultura japonesa e mundial.

  3. Etapa 3 - Template de avaliação por rubrica

    Apresente o modelo de avaliação por rubrica e explique os critérios de avaliação.

  4. Etapa 4 - Produção de haicais em grupo

    Forme grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo deve produzir um haicai de acordo com as suas orientações.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo deve apresentar os haicais produzidos para a turma. Ao final, separe um momento para a avaliação dos trabalhos de cada grupo pelos colegas utilizando o template de avaliação por rubrica.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Proponha uma discussão sobre os trabalhos apresentados e faça uma recapitulação dos principais pontos abordados na aula. Estimule os alunos a continuarem estudando e produzindo haicai.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de compreender e produzir haicais;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos ao trabalhar com a poesia;
  • Fomentar o interesse pela cultura japonesa e sua contribuição para a literatura mundial.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e dos elementos do haicai;
  • Utilização correta da métrica e estrutura do haicai na produção própria;
  • Criatividade e originalidade na produção dos poemas.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito e a história do haicai aos alunos;
  • Demonstrar como são compostos os versos e a métrica do poema;
  • Incentivar a leitura e análise de haicais de autores consagrados;
  • Propor atividades de produção de haicais em grupo;
  • Avaliar e corrigir os trabalhos dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, fazendo perguntas e tirando dúvidas;
  • Ler e analisar haicais de autores consagrados;
  • Produzir seus próprios haicais, seguindo as orientações do professor;
  • Colaborar com os colegas na produção de poemas em grupo;
  • Apresentar seus trabalhos e avaliar os trabalhos dos colegas.