Aula sobre Poema Haicai

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O haicai é uma forma poética de origem japonesa que se popularizou em todo o mundo, sendo muito utilizado na literatura contemporânea. Trata-se de uma composição curta com apenas 3 versos que apresentam uma imagem da natureza e uma emoção ou sentimento.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione textos que introduzam o tema do haicai e compartilhe-os com os alunos para que eles estudem em casa. Incentive-os a realizarem as próprias pesquisas iniciais em casa também. Com essas informações, os alunos deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 subtópicos que representem os principais conceitos relacionados ao tema.

  2. Etapa 2 - Discussão em Grupo

    Em sala, divida os alunos em grupos. Eles deverão discutir os subtópicos do mapa conceitual e compartilhar as suas conclusões com a turma.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em Grupo

    Cada grupo deverá fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre um aspecto específico do haicai, como a estrutura, a métrica, a temática, entre outros.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento em Grupo

    Cada grupo deverá compartilhar com a turma as informações encontradas na pesquisa.

  5. Etapa 5 - Produção

    Dissolva os grupos para que cada aluno produza um haicai individualmente seguindo as características dessa forma poética.

  6. Etapa 6 - Compartilhamento

    Cada aluno deverá compartilhar com a turma o seu poema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a compreensão dos alunos sobre o haicai, assim como a capacidade de produzir um poema seguindo as características da forma indicada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão autônoma de diferentes gêneros literários;
  • Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e compartilhar conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Compreensão sobre as características do haicai;
  • Capacidade de produzir um haicai;
  • Participação nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Selecionar e compartilhar material para introduzir o tema da aula;
  • Dividir a turma em grupos para realizar a pesquisa;
  • Avaliar a compreensão e a produção dos alunos.

Ações do aluno

  • Assimilar o material selecionado pelo professor;
  • Criar um mapa conceitual com as principais ideias relacionadas ao haicai;
  • Participar das discussões e da pesquisa em grupo e realizar a atividade proposta.