Aula sobre Poema Haicai
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O haicai é uma forma poética de origem japonesa que se popularizou em todo o mundo, sendo muito utilizado na literatura contemporânea. Trata-se de uma composição curta com apenas 3 versos que apresentam uma imagem da natureza e uma emoção ou sentimento.
Etapa 1 - Preparação
Selecione textos que introduzam o tema do haicai e compartilhe-os com os alunos para que eles estudem em casa. Incentive-os a realizarem as próprias pesquisas iniciais em casa também. Com essas informações, os alunos deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 subtópicos que representem os principais conceitos relacionados ao tema.Etapa 2 - Discussão em Grupo
Em sala, divida os alunos em grupos. Eles deverão discutir os subtópicos do mapa conceitual e compartilhar as suas conclusões com a turma.Etapa 3 - Pesquisa em Grupo
Cada grupo deverá fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre um aspecto específico do haicai, como a estrutura, a métrica, a temática, entre outros.Etapa 4 - Compartilhamento em Grupo
Cada grupo deverá compartilhar com a turma as informações encontradas na pesquisa.Etapa 5 - Produção
Dissolva os grupos para que cada aluno produza um haicai individualmente seguindo as características dessa forma poética.Etapa 6 - Compartilhamento
Cada aluno deverá compartilhar com a turma o seu poema.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a compreensão dos alunos sobre o haicai, assim como a capacidade de produzir um poema seguindo as características da forma indicada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão autônoma de diferentes gêneros literários;
- Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e compartilhar conhecimento.
Critérios de avaliação
- Compreensão sobre as características do haicai;
- Capacidade de produzir um haicai;
- Participação nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Selecionar e compartilhar material para introduzir o tema da aula;
- Dividir a turma em grupos para realizar a pesquisa;
- Avaliar a compreensão e a produção dos alunos.
Ações do aluno
- Assimilar o material selecionado pelo professor;
- Criar um mapa conceitual com as principais ideias relacionadas ao haicai;
- Participar das discussões e da pesquisa em grupo e realizar a atividade proposta.