Aula sobre Poesia Visual

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A poesia visual é uma forma de expressão artística que utiliza recursos visuais para transmitir uma mensagem poética. Essa forma de poesia pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como em cartazes, propagandas, grafites, entre outros. Nesta atividade, os alunos serão apresentados a essa forma de poesia e irão criar um diário de bordo, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. O diário de bordo será feito em grupo e terá como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e avaliar diferentes gêneros de texto.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A poesia visual é uma forma de expressão artística que utiliza recursos visuais para transmitir uma mensagem poética. Essa forma de poesia pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como em cartazes, propagandas, grafites, entre outros. Nesta atividade, os alunos serão apresentados a essa forma de poesia e irão criar um diário de bordo, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. O diário de bordo será feito em grupo e terá como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e avaliar diferentes gêneros de texto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre a poesia visual e apresente alguns exemplos para a turma. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos.

  3. Etapa 3 - Problema

    Cada grupo deverá escolher um tema para trabalhar e criar um problema relacionado a esse tema. O problema deve ser apresentado em forma de poesia visual.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão criar alternativas para solucionar o problema apresentado, utilizando recursos visuais e poéticos. Os alunos devem buscar inspiração em outros exemplos de poesia visual e em diferentes gêneros de texto.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa para solucionar o problema apresentado e criar uma poesia visual final. Nesta etapa, os alunos deverão revisar e aprimorar a sua produção.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar a sua poesia visual final para a turma. Organize uma exposição dos trabalhos para que todos possam apreciar as produções dos colegas.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Após as apresentações, os alunos deverão refletir sobre o processo de criação e avaliar as produções dos colegas.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade e reforce a importância da poesia visual como forma de expressão artística e poética.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e avaliar diferentes gêneros de texto.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos recursos visuais e poéticos.
  • Coerência entre o problema apresentado e a solução proposta.
  • Originalidade e criatividade na produção da poesia visual.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o processo de criação.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de poesia visual para a turma.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na criação do problema.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em grupo.
  • Avaliar as produções dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Escolher um tema e criar um problema relacionado a esse tema.
  • Criar alternativas para solucionar o problema apresentado, utilizando recursos visuais e poéticos.
  • Escolher a melhor alternativa e criar uma poesia visual final.
  • Apresentar a poesia visual final para a turma.
  • Refletir sobre o processo de criação e avaliar as produções dos colegas.