Aula sobre Poesia Visual

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A poesia visual é uma forma de arte que utiliza elementos visuais para transmitir uma mensagem poética. Ela pode ser encontrada em diversas formas, como em cartazes, murais, livros de arte e até mesmo em publicidade. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre poesia visual e como ela pode ser criada de forma autônoma. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os estudantes possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A poesia visual é uma forma de arte que utiliza elementos visuais para transmitir uma mensagem poética. Ela pode ser encontrada em diversas formas, como em cartazes, murais, livros de arte e até mesmo em publicidade. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre poesia visual e como ela pode ser criada de forma autônoma. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os estudantes possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a poesia visual, mostrando exemplos de poesias visuais em livros, publicidade e na internet.

  3. Etapa 3 - Apresentação da Dinâmica dos 3 Qs

    Apresente a Dinâmica dos 3 Qs e explique como ela pode ser utilizada como uma ferramenta de avaliação. Os alunos deverão criar um modelo com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal".

  4. Etapa 4 - Exercício de criação de poesia visual

    Os alunos deverão criar uma poesia visual utilizando elementos visuais e palavras. Forneça materiais como revistas, jornais, tesouras, cola, lápis de cor, canetas, entre outros.

  5. Etapa 5 - Apresentação das poesias visuais

    Os alunos deverão apresentar suas poesias visuais para a turma, explicando a mensagem que desejam transmitir.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma deverá discutir as poesias visuais apresentadas, utilizando a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as criações dos colegas.

  7. Etapa 7 - Reflexão e conclusão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade e a importância da poesia visual. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e comentários.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de criação autônoma de poesia visual;
  • Compreender e selecionar procedimentos e estratégias adequados para a leitura de diferentes gêneros textuais;
  • Expressar avaliação sobre o texto lido e estabelecer preferências por gêneros, temas e autores.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as poesias visuais dos colegas;
  • Criatividade e originalidade na criação da poesia visual;
  • Coerência entre a mensagem transmitida e os elementos visuais utilizados.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de poesia visual para contextualizar o tema;
  • Explicar a Dinâmica dos 3 Qs e como ela pode ser utilizada como ferramenta de avaliação;
  • Fornecer materiais para a criação das poesias visuais;
  • Conduzir a discussão em grupo e reflexão sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Criar uma poesia visual utilizando elementos visuais e palavras;
  • Apresentar sua poesia visual para a turma;
  • Participar da discussão em grupo e avaliar as poesias visuais dos colegas.