Aula sobre Poesia Visual

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A poesia visual é uma forma de expressão artística que utiliza elementos visuais para transmitir uma mensagem poética. É uma maneira diferente de se trabalhar com a poesia, pois ao invés de se utilizar apenas palavras, a imagem também é um elemento essencial para a construção do poema. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de 5 etapas, desde a compreensão do tema até a criação de um protótipo e teste.

Exemplos de poesia visual podem ser encontrados em cartazes, grafites, pinturas, esculturas, entre outros. É uma forma de arte que está presente em nosso cotidiano e que pode ser explorada pelos alunos de forma criativa e inovadora.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    A poesia visual é uma forma de expressão artística que utiliza elementos visuais para transmitir uma mensagem poética. É uma maneira diferente de se trabalhar com a poesia, pois ao invés de se utilizar apenas palavras, a imagem também é um elemento essencial para a construção do poema. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de 5 etapas, desde a compreensão do tema até a criação de um protótipo e teste.

    Exemplos de poesia visual podem ser encontrados em cartazes, grafites, pinturas, esculturas, entre outros. É uma forma de arte que está presente em nosso cotidiano e que pode ser explorada pelos alunos de forma criativa e inovadora.


  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente aos alunos o conceito de poesia visual e exemplos de obras de arte que utilizam essa técnica. Em seguida, divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e peça para discutirem sobre o que entenderam do conceito e quais são as características da poesia visual.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deve escolher um tema para trabalhar e criar um esboço de como será o poema visual. Os alunos podem utilizar lápis, canetas coloridas e outros materiais para criar um rascunho de sua obra.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos devem apresentar seus esboços e discutir qual será o tema escolhido para a produção final. Em seguida, devem definir quais serão os elementos visuais e as palavras que farão parte do poema.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com base nas decisões tomadas na etapa anterior, os alunos devem criar um protótipo de seu poema visual. Eles podem utilizar diferentes materiais, como papel, cartolina, tesoura, cola, entre outros.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos devem apresentar suas obras e discutir sobre as escolhas feitas ao longo do processo. Em seguida, devem realizar uma exposição dos trabalhos para toda a turma e receber feedbacks dos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de diferentes gêneros literários.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos.
  • Trabalhar a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a capacidade de análise e crítica dos alunos.
  • Estimular a expressão artística dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de poesia visual.
  • Criatividade e inovação na criação do poema visual.
  • Coerência entre os elementos visuais e as palavras utilizadas no poema.
  • Colaboração e trabalho em equipe.
  • Apresentação clara e objetiva do trabalho.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de poesia visual e exemplos de obras de arte que utilizam essa técnica.
  • Orientar os alunos durante todas as etapas do processo.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos.
  • Proporcionar momentos de reflexão e discussão sobre as escolhas feitas pelos alunos.
  • Realizar a exposição dos trabalhos e fornecer feedbacks aos alunos.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre o conceito de poesia visual e suas características.
  • Escolher um tema e criar um esboço de como será o poema visual.
  • Decidir quais serão os elementos visuais e as palavras que farão parte do poema.
  • Criar um protótipo de seu poema visual.
  • Apresentar o trabalho para a turma e receber feedbacks dos colegas.