Aula sobre Poesia Visual

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A poesia visual é uma forma de expressão artística que utiliza elementos visuais para transmitir uma mensagem poética. Ela pode ser encontrada em diversas formas, como em cartazes, grafites, livros ilustrados, entre outros. Nesta atividade, os estudantes irão explorar a poesia visual e criar suas próprias obras utilizando a metodologia ativa Ensino Híbrido. Eles irão desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção de textos poéticos, além de estimular a criatividade e a imaginação.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A poesia visual é uma forma de expressão artística que utiliza elementos visuais para transmitir uma mensagem poética. Ela pode ser encontrada em diversas formas, como em cartazes, grafites, livros ilustrados, entre outros. Nesta atividade, os estudantes irão explorar a poesia visual e criar suas próprias obras utilizando a metodologia ativa Ensino Híbrido. Eles irão desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção de textos poéticos, além de estimular a criatividade e a imaginação.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Apresente o tema e explique o que é poesia visual, utilizando exemplos de obras famosas. Os estudantes irão registrar suas expectativas em seus modelos de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Contextualização

    Os estudantes irão pesquisar sobre a poesia visual e seus principais elementos, como cores, formas e imagens. Eles irão registrar suas descobertas em seus modelos de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Produção de poesia visual

    Os estudantes irão criar suas próprias obras de poesia visual, utilizando materiais como papel, lápis de cor, canetas, entre outros. Eles irão registrar todo o processo em seus modelos de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os estudantes irão compartilhar suas obras com a turma e comentar sobre o que aprenderam durante a atividade. Eles irão registrar suas reflexões em seus modelos de registro de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção de textos poéticos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos estudantes.
  • Promover a reflexão sobre a importância da arte na vida cotidiana.
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na produção de poesia visual.
  • Utilização adequada dos elementos visuais na composição da obra.
  • Coerência entre a mensagem transmitida e os elementos visuais utilizados.
  • Participação ativa durante a pesquisa e produção da obra.
  • Reflexão crítica sobre o processo de criação da obra.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o que é poesia visual.
  • Estimular a pesquisa sobre o tema.
  • Orientar os estudantes na produção de suas obras.
  • Promover a reflexão sobre o processo de criação das obras.
  • Avaliar as obras produzidas pelos estudantes.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a poesia visual e seus elementos.
  • Criar suas próprias obras de poesia visual.
  • Registrar todo o processo de criação em seus modelos de registro de aprendizagem.
  • Compartilhar suas obras com a turma e comentar sobre o que aprenderam durante a atividade.
  • Refletir criticamente sobre o processo de criação de suas obras.