Aula sobre Poesia Visual
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A poesia visual é uma forma de arte que combina palavras e imagens para criar uma mensagem significativa. Ela pode ser encontrada em murais, cartazes, livros, revistas e até mesmo em publicações nas redes sociais. Nesta atividade, os estudantes aprenderão sobre poesia visual e como ela pode ser usada para transmitir ideias e emoções. Eles também terão a oportunidade de criar sua própria poesia visual usando uma metodologia ativa chamada Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual eles criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
A poesia visual é uma forma de arte que combina palavras e imagens para criar uma mensagem significativa. Ela pode ser encontrada em murais, cartazes, livros, revistas e até mesmo em publicações nas redes sociais. Nesta atividade, os estudantes aprenderão sobre poesia visual e como ela pode ser usada para transmitir ideias e emoções. Eles também terão a oportunidade de criar sua própria poesia visual usando uma metodologia ativa chamada Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual eles criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Apresentação da poesia visual
Apresente exemplos de poesia visual para a turma e discuta como ela pode ser usada para transmitir ideias e emoções. Os estudantes serão encorajados a compartilhar suas próprias experiências com poesia visual.Etapa 3 - Introdução ao Modelo de Debate Crítico (MDC)
Explique o que é o MDC e como ele será usado nesta atividade. Os estudantes serão divididos em grupos e cada grupo receberá um tema relacionado à poesia visual para discutir.Etapa 4 - Criação de um modelo de avaliação por rubrica
Cada grupo criará um modelo de avaliação por rubrica para o tema que lhe foi atribuído. O modelo deve conter os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Debate em grupo
Cada grupo apresentará seu modelo de avaliação por rubrica e discutirá os pontos fortes e fracos de cada um. Os estudantes serão encorajados a fazer perguntas e a fornecer feedback construtivo.Etapa 6 - Criação de poesia visual
Os estudantes trabalharão individualmente ou em duplas para criar sua própria poesia visual usando as informações que aprenderam durante a atividade. Eles usarão o modelo de avaliação por rubrica criado em grupo para avaliar sua própria poesia visual.Etapa 7 - Apresentação das poesias visuais
Os estudantes apresentarão suas poesias visuais para a turma e receberão feedback do professor e dos colegas.Etapa 8 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final com a turma, perguntando sobre o que eles aprenderam e como a metodologia ativa ajudou na compreensão do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos estudantes em criar e avaliar poesia visual.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos estudantes.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade dos estudantes em avaliar e dar feedback construtivo.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos estudantes em criar uma poesia visual significativa.
- Capacidade dos estudantes em avaliar e dar feedback construtivo.
- Participação ativa dos estudantes durante o debate em grupo.
- Capacidade dos estudantes em aplicar os critérios de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de poesia visual para a turma.
- Explicar o que é o Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Orientar os grupos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
- Fornecer feedback construtivo durante a apresentação das poesias visuais.
- Conduzir uma reflexão final com a turma.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar um modelo de avaliação por rubrica.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar sua própria poesia visual.
- Avaliar sua própria poesia visual usando o modelo de avaliação por rubrica.
- Apresentar sua poesia visual para a turma e receber feedback construtivo.