Aula sobre Poesia Visual

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A poesia visual é uma forma de arte que combina palavras e imagens para criar uma mensagem significativa. Ela pode ser encontrada em murais, cartazes, livros, revistas e até mesmo em publicações nas redes sociais. Nesta atividade, os estudantes aprenderão sobre poesia visual e como ela pode ser usada para transmitir ideias e emoções. Eles também terão a oportunidade de criar sua própria poesia visual usando uma metodologia ativa chamada Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual eles criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A poesia visual é uma forma de arte que combina palavras e imagens para criar uma mensagem significativa. Ela pode ser encontrada em murais, cartazes, livros, revistas e até mesmo em publicações nas redes sociais. Nesta atividade, os estudantes aprenderão sobre poesia visual e como ela pode ser usada para transmitir ideias e emoções. Eles também terão a oportunidade de criar sua própria poesia visual usando uma metodologia ativa chamada Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual eles criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Apresentação da poesia visual

    Apresente exemplos de poesia visual para a turma e discuta como ela pode ser usada para transmitir ideias e emoções. Os estudantes serão encorajados a compartilhar suas próprias experiências com poesia visual.

  3. Etapa 3 - Introdução ao Modelo de Debate Crítico (MDC)

    Explique o que é o MDC e como ele será usado nesta atividade. Os estudantes serão divididos em grupos e cada grupo receberá um tema relacionado à poesia visual para discutir.

  4. Etapa 4 - Criação de um modelo de avaliação por rubrica

    Cada grupo criará um modelo de avaliação por rubrica para o tema que lhe foi atribuído. O modelo deve conter os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Cada grupo apresentará seu modelo de avaliação por rubrica e discutirá os pontos fortes e fracos de cada um. Os estudantes serão encorajados a fazer perguntas e a fornecer feedback construtivo.

  6. Etapa 6 - Criação de poesia visual

    Os estudantes trabalharão individualmente ou em duplas para criar sua própria poesia visual usando as informações que aprenderam durante a atividade. Eles usarão o modelo de avaliação por rubrica criado em grupo para avaliar sua própria poesia visual.

  7. Etapa 7 - Apresentação das poesias visuais

    Os estudantes apresentarão suas poesias visuais para a turma e receberão feedback do professor e dos colegas.

  8. Etapa 8 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final com a turma, perguntando sobre o que eles aprenderam e como a metodologia ativa ajudou na compreensão do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos estudantes em criar e avaliar poesia visual.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos estudantes.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos estudantes em avaliar e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos estudantes em criar uma poesia visual significativa.
  • Capacidade dos estudantes em avaliar e dar feedback construtivo.
  • Participação ativa dos estudantes durante o debate em grupo.
  • Capacidade dos estudantes em aplicar os critérios de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de poesia visual para a turma.
  • Explicar o que é o Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Orientar os grupos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Fornecer feedback construtivo durante a apresentação das poesias visuais.
  • Conduzir uma reflexão final com a turma.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um modelo de avaliação por rubrica.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Criar sua própria poesia visual.
  • Avaliar sua própria poesia visual usando o modelo de avaliação por rubrica.
  • Apresentar sua poesia visual para a turma e receber feedback construtivo.