Aula sobre Poesia Visual
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Contextualização
A poesia visual é uma forma de expressão artística que utiliza elementos visuais para transmitir uma mensagem poética. Ela pode ser encontrada em diversas formas, como em cartazes, grafites, pinturas e até mesmo em anúncios publicitários. Na atividade de hoje, vamos explorar essa forma de arte e aprender como ela pode ser utilizada para transmitir diferentes mensagens. Utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e interpretar diferentes formas de poesia visual.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e explique o que é poesia visual. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será encaminhado para uma estação diferente.Etapa 3 - Estação 1 - Análise de imagens
Nesta estação, os alunos irão analisar diferentes imagens de poesia visual e identificar os elementos visuais utilizados para transmitir a mensagem. Eles também deverão criar uma pequena lista com as palavras que vêm à mente ao observar a imagem.Exemplo: Os alunos irão analisar a imagem de um grafite que apresenta uma mensagem política. Eles deverão identificar os elementos visuais utilizados, como as cores, as formas e as letras, e criar uma lista com palavras que vêm à mente, como protesto, liberdade, justiça, entre outras.
Etapa 4 - Estação 2 - Criação de poesia visual
Nesta estação, os alunos irão criar sua própria poesia visual utilizando elementos visuais e palavras. Eles deverão utilizar a criatividade para transmitir uma mensagem poética.Exemplo: Os alunos irão criar uma poesia visual utilizando palavras e elementos visuais relacionados ao tema da natureza. Eles poderão utilizar folhas, flores, cores e outras imagens para compor sua poesia.
Etapa 5 - Estação 3 - Debate sobre poesia visual
Nesta estação, os alunos irão debater sobre a importância da poesia visual e como ela pode ser utilizada para transmitir diferentes mensagens. Eles deverão apresentar exemplos e discutir os elementos visuais utilizados em cada imagem.Exemplo: Os alunos irão debater sobre a importância da poesia visual na sociedade atual e como ela pode ser utilizada para transmitir mensagens políticas, sociais e culturais. Eles deverão apresentar exemplos de poesia visual e discutir os elementos visuais utilizados em cada imagem.
Etapa 6 - Conclusão
Reúna os alunos e faça uma breve reflexão sobre as atividades realizadas. Os alunos poderão compartilhar suas criações e discutir suas impressões sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e interpretar diferentes formas de poesia visual.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Incentivar o debate e a reflexão sobre a importância da poesia visual na sociedade atual.
- Promover a colaboração e a interação entre os alunos durante as atividades em grupo.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos elementos visuais utilizados na poesia visual.
- Criatividade na criação da poesia visual.
- Participação ativa no debate sobre a importância da poesia visual.
- Colaboração e interação com os colegas durante as atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Fazer uma reflexão sobre as atividades realizadas no final da atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
- Utilizar a criatividade para criar a poesia visual.
- Contribuir para o debate sobre a importância da poesia visual.