Aula sobre Poesia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A poesia é uma forma de expressão artística que utiliza a linguagem como meio de transmitir emoções, sentimentos e ideias. Ela pode ser encontrada em diversas formas, como poemas, canções, peças teatrais e até mesmo em anúncios publicitários. A aula de hoje pretende apresentar para os alunos a importância da poesia e como ela pode ser trabalhada em sala de aula. A metodologia adotada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo com o tema "Poesia", desenvolvendo habilidades de leitura, interpretação e expressão oral.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Apresente a importância da poesia e como ela pode ser encontrada em diversas formas de arte. Em seguida, explique a metodologia utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Problema (20 minutos)

    Divida os alunos em grupos e apresente um problema: "Como podemos utilizar a poesia para expressar nossos sentimentos e emoções?" Cada grupo deverá discutir e apresentar suas ideias.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas (30 minutos)

    Os grupos deverão criar alternativas para o problema apresentado, como escrever poemas, declamar poesias, criar ilustrações e até mesmo compor canções.

  4. Etapa 4 - Solução (40 minutos)

    Os grupos deverão apresentar suas soluções para a turma, mostrando como a poesia pode ser utilizada para expressar sentimentos e emoções. Em seguida, você pode propor um sorteio para que os grupos produzam uma poesia a partir de um sentimento. Você pode também incentivar a realização de um sarau de poesias, onde os alunos poderão apresentar suas criações.

  5. Etapa 5 - Avaliação (20 minutos)

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, levando em consideração a participação, criatividade e habilidade de expressão oral.

    Conclusão (10 minutos)

    Conclua a aula reforçando a importância da poesia e como ela pode ser uma forma de expressão artística. Os alunos deverão registrar suas reflexões no diário de bordo.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e expressão oral.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Apresentar a importância da poesia como forma de expressão e arte.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade nas soluções apresentadas.
  • Habilidade de expressão oral e apresentação das ideias.

Ações do professor

  • Apresentar a importância da poesia e como ela pode ser trabalhada em sala de aula.
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar soluções criativas e originais para o problema apresentado.
  • Registrar suas reflexões no diário de bordo.