Aula sobre Poesia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A poesia é uma forma de expressão artística que pode ser encontrada em diversos lugares, desde as letras de música até os textos publicados em livros. Ela é uma maneira de transmitir sentimentos, emoções e ideias de forma criativa e única. Nesta aula, vamos explorar a poesia e como ela pode ser lida e interpretada de forma expressiva e fluente. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, que envolverá a criação de um diário de bordo em grupo.

  1. Etapa 1 - Apresentação da proposta do projeto (20 minutos)

    Apresente a proposta do projeto, explicando a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos e como ela será aplicada nesta aula. Os alunos serão divididos em grupos e receberão um diário de bordo para registrar as etapas do projeto.

  2. Etapa 2 - Discussão sobre poesia (30 minutos)

    Apresente os conceitos básicos sobre poesia, seus tipos e características. Em seguida, os grupos irão discutir sobre o que entenderam e anotarão no diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Seleção de poemas (40 minutos)

    Os grupos irão selecionar um poema de sua preferência para trabalhar. Disponibilize uma seleção de poemas para os alunos escolherem. Cada grupo irá anotar a escolha no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Leitura expressiva (60 minutos)

    Os grupos irão praticar a leitura expressiva do poema escolhido, explorando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos. Oriente-os e dê feedbacks. A leitura será gravada e anotada no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo (60 minutos)

    Os grupos irão criar o diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, referentes à atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo (40 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo e a leitura expressiva do poema escolhido. Os demais grupos irão apreciar e fazer comentários. Avalie e ofereça feedbacks.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Faça uma reflexão sobre a atividade, destacando os pontos positivos e os pontos que podem ser melhorados na próxima vez.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em ler e interpretar textos literários de forma expressiva e fluente.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão sobre as características da poesia e sua importância na literatura.

Critérios de avaliação

  • Leitura expressiva do poema escolhido.
  • Criação do diário de bordo.
  • Participação e colaboração do grupo.
  • Compreensão dos conceitos básicos sobre poesia.
  • Apresentação clara e objetiva do projeto.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Apresentar os conceitos básicos sobre poesia.
  • Dar feedbacks e avaliar as atividades dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a participação do grupo.
  • Fazer reflexões sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Selecionar um poema para trabalhar em grupo.
  • Praticar a leitura expressiva do poema escolhido.
  • Criar o diário de bordo.
  • Participar e colaborar com o grupo.
  • Apresentar o diário de bordo e a leitura expressiva do poema escolhido.