Aula sobre Poesia

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A poesia é uma expressão artística que pode ser encontrada em diversas formas, como músicas, poemas, cordéis, entre outros. Ela é capaz de transmitir sentimentos, ideias e emoções de forma única e especial. Nesta aula, vamos explorar a poesia e aprender como criar um mapa conceitual para organizar nossas ideias. Para isso, vamos escolher um poema de nossa preferência e trabalhá-lo em equipe, criando um mapa conceitual que nos ajude a compreender melhor sua estrutura e significado.

  1. Etapa 1 - Apresentação da metodologia (15 minutos)

    Explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela pode ser aplicada para o estudo da poesia. Os alunos irão discutir sobre a importância da organização de ideias e como o mapa conceitual pode ajudá-los a entender melhor o poema escolhido.

  2. Etapa 2 - Escolha do poema (10 minutos)

    Os alunos irão escolher um poema de sua preferência para trabalhar em grupo. Você pode sugerir alguns poemas para ajudar na escolha.

  3. Etapa 3 - Leitura do poema (15 minutos)

    Os alunos irão ler o poema escolhido em voz alta para o grupo. Explique a importância da leitura expressiva e da interpretação do poema.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual (40 minutos)

    Os alunos irão criar um mapa conceitual com a ideia central do poema e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Apoie os alunos a organizar as ideias e a entender a estrutura do mapa conceitual.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar como chegaram às suas conclusões. Incentive a participação e a discussão sobre os diferentes mapas conceituais.

  6. Etapa 6 - Criação de um poema em equipe (30 minutos)

    Os alunos irão criar um poema em equipe, utilizando as ideias do mapa conceitual e se inspirando no poema escolhido. Oriente os alunos na criação do poema.

  7. Etapa 7 - Leitura dos poemas criados (20 minutos)

    Cada equipe irá ler o poema criado em voz alta para a turma. Incentive a leitura expressiva e a interpretação do poema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em ler em voz alta textos literários diversos, incluindo poemas, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura expressiva e fluente.
  • Incentivar a organização de ideias e a criação de mapas conceituais para melhor compreensão de textos literários.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de poemas em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na elaboração do poema em equipe.
  • Utilização correta da metodologia Aprendizagem Entre Pares na criação do mapa conceitual.
  • Leitura expressiva e interpretação correta do poema escolhido e do poema criado em equipe.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e sua aplicação no estudo da poesia.
  • Estimular a participação e a discussão sobre os diferentes mapas conceituais criados pelos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do poema em equipe.

Ações do aluno

  • Escolher um poema de sua preferência para trabalhar em grupo.
  • Criar um mapa conceitual com a ideia central do poema e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
  • Criar um poema em equipe, utilizando as ideias do mapa conceitual e se inspirando no poema escolhido.