Aula sobre Poesia

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A poesia é uma forma de expressão artística que tem como objetivo transmitir emoções e sentimentos por meio da palavra. Ela pode ser encontrada em diferentes formatos, como poemas, letras de música, entre outros. Nesta aula, vamos explorar a poesia por meio da metodologia ativa Ensino Híbrido, onde os alunos serão incentivados a criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos aprimorem sua habilidade de ler e declamar poemas, empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos.

  1. Etapa 1 - Introdução (20 minutos)

    Professor, no Ensino Híbrido, é importante que os estudantes tenham a oportunidade de buscar informações de forma autônoma e fora da escola. Portanto, proponha que realizem uma pesquisa sobre poesia, anotando seus conhecimentos para levarem para a sala de aula. No dia da aula, proponha uma roda de conversa para que a turma possa compartilhar o que encontrou.

  2. Etapa 2 - Explorando a poesia (30 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão escolher um poema para ler e declamar em voz alta. Cada grupo deve escolher um poema diferente e deve praticar a leitura em conjunto, utilizando os recursos de linguagem e entonação adequados.

  3. Etapa 3 - Criação do template de registro de aprendizagem (30 minutos)

    Cada grupo deverá criar um template de registro de aprendizagem que contenha os campos de Check-in e Check-out. O objetivo é que os alunos registrem suas impressões e aprendizados sobre a leitura e declamação do poema escolhido.

  4. Etapa 4 - Verificação do aprendizado (20 minutos)

    Os grupos devem compartilhar seus templates com a turma e destacar os principais aprendizados obtidos na atividade.

  5. Etapa 5 - Produção de poemas (40 minutos)

    Os alunos deverão criar seus próprios poemas, utilizando os recursos de linguagem aprendidos durante a aula. Incentive a criatividade dos alunos e ajude-os a desenvolver suas habilidades de escrita.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos poemas (30 minutos)

    Cada aluno deve apresentar seu poema para a turma, utilizando os recursos de linguagem aprendidos durante a aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Proponha uma reflexão sobre a importância da poesia e como ela pode ser utilizada como forma de expressão artística. Os alunos devem compartilhar suas impressões sobre a aula e os aprendizados obtidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura em voz alta e declamação de poemas.
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de poemas.
  • Desenvolver a habilidade de registro de aprendizagem e autoavaliação do aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos recursos de linguagem durante a leitura e declamação de poemas.
  • Criatividade e originalidade na produção dos poemas.
  • Coerência e coesão na estruturação dos poemas.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Ensino Híbrido e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos na escolha dos poemas e na prática de leitura e declamação.
  • Incentivar a criatividade dos alunos na produção dos poemas.

Ações do aluno

  • Ler e declamar poemas em grupo.
  • Criar um template de registro de aprendizagem.
  • Produzir poemas utilizando os recursos de linguagem aprendidos durante a aula.