Aula sobre Poesia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A poesia é uma forma de arte que utiliza palavras para expressar sentimentos, emoções e pensamentos. A poesia pode ser encontrada em músicas, livros, filmes e até mesmo em conversas do dia a dia. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao mundo da poesia, aprenderão a reconhecer diferentes tipos de poesia e criarão seus próprios poemas. A metodologia escolhida será a Rotação por estações, que permitirá aos alunos trabalhar em pequenos grupos e desenvolver habilidades específicas.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, comece a aula apresentando exemplos de poesia, como músicas, poemas famosos e trechos de livros. Em seguida, explique o objetivo da aula e as atividades que serão realizadas.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (60 minutos)

    Organize a turma em três grupos, um em cada estação. Durante 20 minutos, eles deverão realizar a atividade proposta e, em seguida, ir para a próxima estação.

    Estação 1 - Reconhecendo tipos de poesia (20 minutos)

    Nesta estação, os estudantes terão que ler e analisar diferentes tipos de poesia, como sonetos, haicais e quadras. Eles terão que identificar as características de cada tipo de poesia e apresentar aos colegas.

    Estação 2 - Criando poemas (20 minutos)

    Nesta estação, os alunos terão que criar seus próprios poemas. Dê algumas dicas sobre como escolher um tema e como estruturar um poema. Os alunos terão que apresentar seus poemas aos colegas.

    Estação 3 - Leitura dramática de poemas (20 minutos)

    Os alunos terão que escolher um poema e fazer uma leitura dramática dele. Dê algumas dicas sobre como interpretar um poema e como utilizar a entonação e a expressão corporal para transmitir as emoções do poema.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos se reunirão em grupo para discutir sobre o que aprenderam na aula e sobre as atividades realizadas. Medie a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  4. Etapa 4 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma breve conclusão sobre a importância da poesia e como ela pode ser utilizada para expressar emoções e pensamentos. Os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e opiniões sobre a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer diferentes tipos de poesia
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio da criação de poemas
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer uma leitura dramática de poemas

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas
  • Capacidade de reconhecer e identificar diferentes tipos de poesia
  • Criatividade e originalidade na criação de poemas
  • Habilidade em fazer uma leitura dramática de poemas
  • Reflexão crítica sobre a importância da poesia

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema
  • Mediar a discussão em grupo e estimular a reflexão dos alunos
  • Dar dicas e orientações sobre como criar poemas e fazer uma leitura dramática
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas
  • Identificar e reconhecer diferentes tipos de poesia
  • Criar poemas criativos e originais
  • Fazer uma leitura dramática de poemas com expressividade e emoção
  • Refletir criticamente sobre a importância da poesia e compartilhar experiências e opiniões com os colegas.