Aula sobre Poesia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A poesia é uma forma de arte literária que tem como objetivo transmitir emoções, sentimentos e pensamentos através da linguagem poética. Ela pode ser encontrada em diversos lugares, como em músicas, filmes, livros e até mesmo nas redes sociais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a poesia e como ela pode ser uma ferramenta para expressar suas próprias emoções e ideias. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos criarão um mapa conceitual para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando o que é poesia e sua importância na literatura. Serão apresentados exemplos de poesias de autores famosos como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes. Compartilhe também informações sobre a metodologia utilizada na aula, a Sala de Aula Invertida.Etapa 2 - Preparação do mapa conceitual (30 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma ideia central relacionada à poesia. Eles deverão criar um mapa conceitual com 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve conter informações relevantes sobre o tema escolhido.Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)
Após a criação do mapa conceitual, cada grupo irá apresentar seu trabalho para a turma. Em seguida, haverá uma discussão em grupo sobre os diferentes tipos de poesia, suas características e como elas podem ser utilizadas para expressar emoções.Etapa 4 - Produção de poesia (40 minutos)
Os alunos serão convidados a criar sua própria poesia. Eles poderão escolher o tema que desejarem e utilizar as informações aprendidas na aula para escrever sua poesia. Auxilie-os e dê dicas sobre a estrutura de uma poesia e como escolher as palavras certas para expressar suas emoções.Etapa 5 - Apresentação das poesias (20 minutos)
Cada aluno terá a oportunidade de apresentar sua poesia para a turma. Eles poderão ler ou recitar a poesia, e você irá avaliar a expressão e a entonação utilizada na apresentação.Etapa 6 - Discussão final (10 minutos)
Para encerrar a aula, haverá uma discussão final sobre a importância da poesia na literatura e como ela pode ser utilizada para expressar emoções e ideias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e compreender mapas conceituais.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de poesias.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em expressar emoções e ideias através da poesia.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual em grupo.
- Criatividade na produção da poesia.
- Expressão e entonação utilizada na apresentação da poesia.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o que é poesia e sua importância na literatura.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e na produção de suas poesias.
- Avaliar a expressão e a entonação utilizada pelos alunos na apresentação de suas poesias.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa conceitual em grupo.
- Utilizar a criatividade na produção de sua poesia.
- Apresentar sua poesia de forma expressiva e com boa entonação.