Aula sobre Poligonos E Classificacao De Poligonos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Polígonos são figuras geométricas planas que possuem lados e vértices. Eles estão presentes em diversos objetos do cotidiano, como placas de trânsito, telas de televisão, quadros, entre outros. A classificação de polígonos é importante para o entendimento de suas características e propriedades. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para que os alunos possam criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Polígonos e classificação de polígonos" e explique a importância da classificação de polígonos. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Cada grupo deve escolher um objeto que contenha polígonos em sua forma, como uma placa de trânsito ou uma tela de televisão, e identificar os polígonos presentes. Em seguida, eles devem criar um problema relacionado à classificação de polígonos.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos devem discutir e apresentar alternativas para a solução do problema criado na etapa anterior. Eles devem utilizar as propriedades dos polígonos para justificar suas alternativas.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos devem escolher a melhor alternativa para a solução do problema e apresentá-la para a turma. Faça questionamentos para que os alunos justifiquem suas escolhas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de polígonos regulares e não regulares, como o triângulo, quadrado, pentágono, hexágono, entre outros. Os alunos devem identificar as características de cada polígono.

  6. Etapa 6 - Classificação de polígonos

    Os grupos devem classificar os polígonos identificados na etapa 2 em regulares e não regulares, considerando lados, vértices e ângulos. Eles devem justificar suas classificações.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância da classificação de polígonos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos.
  • Classificar polígonos em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos polígonos presentes no objeto escolhido.
  • Justificativa coerente das alternativas apresentadas na etapa 3.
  • Classificação correta dos polígonos em regulares e não regulares.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da classificação de polígonos.
  • Fazer questionamentos para que os alunos justifiquem suas escolhas.
  • Apresentar exemplos práticos de polígonos regulares e não regulares.

Ações do aluno

  • Identificar os polígonos presentes no objeto escolhido.
  • Discutir e apresentar alternativas para a solução do problema criado na etapa 2.
  • Classificar os polígonos identificados em regulares e não regulares.