Aula sobre Poligonos E Classificacao De Poligonos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Polígonos são figuras geométricas planas que possuem lados e vértices. Eles estão presentes em diversos objetos do nosso cotidiano, como placas de trânsito, telas de televisão, quadros, entre outros. A classificação de polígonos é importante para o entendimento de suas características e propriedades. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para que os alunos criem um mapa conceitual sobre o tema, com o objetivo de reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize sua importância no cotidiano dos alunos. Em seguida, explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem ser divididos em duplas e receber uma folha de papel sulfite e canetas coloridas. Cada dupla deve criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada dupla deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Medeie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de polígonos, como placas de trânsito, telas de televisão, quadros, entre outros. Os alunos devem identificar as características e propriedades dos polígonos apresentados.

  5. Etapa 5 - Classificação de polígonos

    Os alunos devem classificar os polígonos apresentados em regulares e não regulares, considerando lados, vértices e ângulos. Medeie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em seu cotidiano.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos.
  • Classificar polígonos em regulares e não regulares.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Identificação correta das características e propriedades dos polígonos apresentados.
  • Classificação correta dos polígonos em regulares e não regulares.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.
  • Mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Apresentar exemplos práticos de polígonos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Identificar as características e propriedades dos polígonos apresentados.
  • Classificar os polígonos em regulares e não regulares.