Aula sobre Poligonos E Classificacao De Poligonos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Polígonos são figuras geométricas planas que possuem lados e vértices. Eles estão presentes em diversos objetos do cotidiano, como placas de trânsito, telas de celular, quadros, entre outros. A classificação de polígonos é importante para o entendimento de suas propriedades e características. Nesta aula, será utilizada a metodologia Design Sprint para que os alunos possam criar um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a classificação de polígonos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Polígonos e classificação de polígonos" e explique a importância de entender suas propriedades e características.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem pesquisar sobre polígonos e suas classificações em livros didáticos e na internet. Em seguida, devem discutir em grupos sobre o que aprenderam e compartilhar com a turma.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos devem desenhar polígonos em folhas de papel e classificá-los em regulares e não regulares, considerando lados, vértices e ângulos. Em seguida, devem compartilhar com a turma suas criações e justificar suas classificações.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos devem discutir em grupos sobre as diferenças entre polígonos regulares e não regulares e como identificá-los. Em seguida, devem criar um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a classificação de polígonos.

  5. Etapa 5 - Prototipar e testar

    Os alunos devem utilizar o template criado na etapa anterior para classificar polígonos em folhas de papel e em objetos do cotidiano, como placas de trânsito e telas de celular. Em seguida, devem compartilhar com a turma suas criações e justificar suas classificações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada, destacando a importância de trabalhar com polígonos e suas classificações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo para a construção do conhecimento.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de prototipar e testar soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares.
  • Capacidade de justificar suas classificações.
  • Criatividade na criação do template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a classificação de polígonos.
  • Capacidade de prototipar e testar soluções.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de entender as propriedades e características dos polígonos.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo para a construção do conhecimento.
  • Orientar os alunos na criação do template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a classificação de polígonos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de prototipar e testar soluções.
  • Fazer uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre polígonos e suas classificações em livros didáticos e na internet.
  • Discutir em grupos sobre o que aprenderam e compartilhar com a turma.
  • Desenhar polígonos em folhas de papel e classificá-los em regulares e não regulares, considerando lados, vértices e ângulos.
  • Criar um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a classificação de polígonos.
  • Utilizar o template criado para classificar polígonos em folhas de papel e em objetos do cotidiano, como placas de trânsito e telas de celular.