Aula sobre Poligonos E Classificacao De Poligonos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Polígonos são figuras geométricas planas que possuem lados e vértices. Eles estão presentes em diversos objetos do cotidiano, como placas de trânsito, telas de celular, quadros, entre outros. A classificação de polígonos é importante para o entendimento de suas propriedades e características. Nesta aula, será utilizada a metodologia Design Sprint para que os alunos possam criar um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a classificação de polígonos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Polígonos e classificação de polígonos" e explique a importância de entender suas propriedades e características.Etapa 2 - Entender
Os alunos devem pesquisar sobre polígonos e suas classificações em livros didáticos e na internet. Em seguida, devem discutir em grupos sobre o que aprenderam e compartilhar com a turma.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos devem desenhar polígonos em folhas de papel e classificá-los em regulares e não regulares, considerando lados, vértices e ângulos. Em seguida, devem compartilhar com a turma suas criações e justificar suas classificações.Etapa 4 - Decidir
Os alunos devem discutir em grupos sobre as diferenças entre polígonos regulares e não regulares e como identificá-los. Em seguida, devem criar um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a classificação de polígonos.Etapa 5 - Prototipar e testar
Os alunos devem utilizar o template criado na etapa anterior para classificar polígonos em folhas de papel e em objetos do cotidiano, como placas de trânsito e telas de celular. Em seguida, devem compartilhar com a turma suas criações e justificar suas classificações.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada, destacando a importância de trabalhar com polígonos e suas classificações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo para a construção do conhecimento.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de prototipar e testar soluções.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Capacidade de reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares.
- Capacidade de justificar suas classificações.
- Criatividade na criação do template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a classificação de polígonos.
- Capacidade de prototipar e testar soluções.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância de entender as propriedades e características dos polígonos.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo para a construção do conhecimento.
- Orientar os alunos na criação do template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a classificação de polígonos.
- Estimular a criatividade e a capacidade de prototipar e testar soluções.
- Fazer uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre polígonos e suas classificações em livros didáticos e na internet.
- Discutir em grupos sobre o que aprenderam e compartilhar com a turma.
- Desenhar polígonos em folhas de papel e classificá-los em regulares e não regulares, considerando lados, vértices e ângulos.
- Criar um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a classificação de polígonos.
- Utilizar o template criado para classificar polígonos em folhas de papel e em objetos do cotidiano, como placas de trânsito e telas de celular.