Aula sobre Poligonos E Classificacao De Poligonos
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Polígonos são figuras geométricas planas que possuem lados e vértices. Eles estão presentes em diversos objetos do cotidiano, como placas de trânsito, embalagens, logotipos de empresas, entre outros. A aula abordará polígonos e sua classificação em regulares e não regulares, considerando lados, vértices e ângulos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Além disso, os alunos irão criar infográficos para disseminar a informação obtida.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do estudo dos polígonos. Em seguida, explique a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema
Os alunos devem ser divididos em grupos e escolher um tema relacionado aos polígonos para trabalhar durante a aula.Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo deve identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentá-lo para a turma.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos devem realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o problema identificado.Etapa 5 - Análise do contexto
Os grupos devem analisar as informações coletadas e identificar as causas do problema, bem como possíveis soluções.Etapa 6 - Comparação
Os grupos devem comparar as informações obtidas em suas pesquisas com dados oficiais e apresentar as conclusões para a turma.Etapa 7 - Soluções
Cada grupo deve propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico para disseminar a informação obtida. Avalie conforme os critérios de avaliação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na metodologia Estudo de Caso.
- Qualidade das informações coletadas e analisadas pelos grupos.
- Criatividade e clareza na apresentação dos infográficos.
- Habilidade dos alunos em reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.
- Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
- Auxiliar os grupos na coleta e análise de informações.
- Avaliar e dar feedback sobre os infográficos criados pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da metodologia Estudo de Caso.
- Identificar um problema relacionado aos polígonos e coletar informações sobre ele.
- Analisar as informações coletadas e propor soluções para o problema identificado.
- Criar um infográfico para disseminar a informação obtida.