Aula sobre Poligonos E Classificacao De Poligonos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Polígonos são figuras geométricas planas que possuem lados e vértices. Eles estão presentes em diversos objetos do cotidiano, como placas de trânsito, embalagens, logotipos de empresas, entre outros. A aula abordará polígonos e sua classificação em regulares e não regulares, considerando lados, vértices e ângulos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Além disso, os alunos irão criar infográficos para disseminar a informação obtida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do estudo dos polígonos. Em seguida, explique a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos devem ser divididos em grupos e escolher um tema relacionado aos polígonos para trabalhar durante a aula.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deve identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentá-lo para a turma.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos devem realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos devem analisar as informações coletadas e identificar as causas do problema, bem como possíveis soluções.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos devem comparar as informações obtidas em suas pesquisas com dados oficiais e apresentar as conclusões para a turma.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Cada grupo deve propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico para disseminar a informação obtida. Avalie conforme os critérios de avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na metodologia Estudo de Caso.
  • Qualidade das informações coletadas e analisadas pelos grupos.
  • Criatividade e clareza na apresentação dos infográficos.
  • Habilidade dos alunos em reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
  • Auxiliar os grupos na coleta e análise de informações.
  • Avaliar e dar feedback sobre os infográficos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da metodologia Estudo de Caso.
  • Identificar um problema relacionado aos polígonos e coletar informações sobre ele.
  • Analisar as informações coletadas e propor soluções para o problema identificado.
  • Criar um infográfico para disseminar a informação obtida.