Aula sobre Poligonos E Classificacao De Poligonos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Polígonos são figuras geométricas planas que possuem lados e vértices. Eles estão presentes em diversos objetos do nosso cotidiano, como placas de trânsito, telas de televisão, quadros, entre outros. A classificação de polígonos é importante para o entendimento de suas características e propriedades. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos criem um mapa conceitual sobre o tema, desenvolvendo suas habilidades de reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Antes da aula, disponibilize um material de apoio sobre polígonos e sua classificação, como um vídeo ou texto explicativo.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Em sala de aula, explique brevemente o conteúdo e apresente exemplos práticos de polígonos e sua classificação.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando suas escolhas e justificando suas ideias.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão em grupo sobre as diferentes ideias apresentadas pelos alunos, incentivando a troca de conhecimentos e a construção coletiva do conhecimento.

  6. Etapa 6 - Atividades práticas em grupo

    Os alunos devem realizar atividades práticas em grupo, como a construção de polígonos com palitos de sorvete ou dobraduras de papel, para aplicar os conceitos aprendidos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos, levando em consideração a participação nas atividades, a qualidade do mapa conceitual e a compreensão do conteúdo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos.
  • Classificar polígonos em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.
  • Estimular a criatividade e a construção coletiva do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa conceitual produzido.
  • Compreensão do conteúdo apresentado.

Ações do professor

  • Disponibilizar material de apoio sobre o tema antes da aula.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Promover a discussão em grupo sobre as diferentes ideias apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Apresentar seus mapas conceituais para a turma.
  • Realizar atividades práticas em grupo para aplicar os conceitos aprendidos.