Aula sobre Polissemia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Polissemia é uma característica das palavras que fazem parte do nosso vocabulário. As palavras podem ter diversos significados diferentes, dependendo do contexto em que são utilizadas. Por exemplo, a palavra "banco" pode se referir a um móvel em que nos sentamos, a uma instituição financeira, entre outros. O objetivo da aula é ajudar os alunos a entenderem melhor esse conceito e a identificar os diversos significados de algumas palavras em língua inglesa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema da aula e explique o que significa polissemia utilizando exemplos práticos. Em seguida, apresente o projeto e explique que cada grupo deverá criar um diário de bordo sobre a polissemia.

  2. Etapa 2 - Problema

    Cada grupo deve escolher uma palavra polissêmica e definir qual será o problema que será abordado em seu diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo deve pensar em pelo menos duas alternativas para solucionar o problema proposto.

  4. Etapa 4 - Solução

    Cada grupo deve escolher uma das alternativas geradas e elaborar uma solução para o problema proposto.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo sobre a polissemia, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação do projeto

    Realize uma avaliação do projeto com a turma, a fim de identificar pontos positivos e negativos e possíveis melhorias para projetos futuros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer palavras polissêmicas em inglês;
  • Aplicar a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos;
  • Estimular o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação de palavras polissêmicas;
  • Participação no projeto em grupo;
  • Criatividade na elaboração do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula;
  • Explicar o projeto, suas etapas e objetivos;
  • Auxiliar os alunos durante o processo de criação do diário de bordo.

Ações do aluno

  • Identificar palavras polissêmicas;
  • Trabalhar em grupo para elaborar o diário de bordo;
  • Participar ativamente do projeto.