Aula sobre Polissemia
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Polissemia é uma característica das palavras que fazem parte do nosso vocabulário. As palavras podem ter diversos significados diferentes, dependendo do contexto em que são utilizadas. Por exemplo, a palavra "banco" pode se referir a um móvel em que nos sentamos, a uma instituição financeira, entre outros. O objetivo da aula é ajudar os alunos a entenderem melhor esse conceito e a identificar os diversos significados de algumas palavras em língua inglesa.
Etapa 1 - Introdução
Apresente aos alunos o tema da aula e explique o que significa polissemia utilizando exemplos práticos. Em seguida, apresente o projeto e explique que cada grupo deverá criar um diário de bordo sobre a polissemia.Etapa 2 - Problema
Cada grupo deve escolher uma palavra polissêmica e definir qual será o problema que será abordado em seu diário de bordo.Etapa 3 - Geração de alternativas
Cada grupo deve pensar em pelo menos duas alternativas para solucionar o problema proposto.Etapa 4 - Solução
Cada grupo deve escolher uma das alternativas geradas e elaborar uma solução para o problema proposto.Etapa 5 - Criação do diário de bordo
Cada grupo deve criar um diário de bordo sobre a polissemia, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma.Etapa 7 - Avaliação do projeto
Realize uma avaliação do projeto com a turma, a fim de identificar pontos positivos e negativos e possíveis melhorias para projetos futuros.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer palavras polissêmicas em inglês;
- Aplicar a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos;
- Estimular o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Identificação de palavras polissêmicas;
- Participação no projeto em grupo;
- Criatividade na elaboração do diário de bordo.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula;
- Explicar o projeto, suas etapas e objetivos;
- Auxiliar os alunos durante o processo de criação do diário de bordo.
Ações do aluno
- Identificar palavras polissêmicas;
- Trabalhar em grupo para elaborar o diário de bordo;
- Participar ativamente do projeto.