Aula sobre Polissemia
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Esta aula abordará o tema da polissemia, sendo a capacidade que as palavras têm de possuírem diversos significados. A polissemia é presente em muitas palavras da língua inglesa, tornando o aprendizado do idioma mais complexo. Portanto, é fundamental que os alunos compreendam o conceito e aprendam a identificar o uso correto da palavra em diferentes contextos.
Etapa 1 - Apresentação do conceito de polissemia
Apresente o conceito de polissemia utilizando exemplos de palavras em inglês que possuem diversos significados.Etapa 2 - Estudo de Caso
Apresente um estudo de caso que envolve o uso de palavras polissêmicas em diferentes contextos.Etapa 3 - Trabalho em Grupo
Divida os estudantes em grupos e entregue a eles um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas. Cada lacuna corresponderá a uma palavra polissêmica apresentada no estudo de caso.Etapa 4 - Pesquisa e preenchimento do infográfico
Cada grupo deverá pesquisar o significado correto das palavras apresentadas no estudo de caso e preencher as lacunas do infográfico.Etapa 5 - Socialização dos resultados
Cada grupo apresentará seu infográfico para a turma, explicando o significado correto das palavras e como elas foram utilizadas no estudo de caso.Etapa 6 - Discussão em grupo
Promova uma discussão em grupo sobre as principais dificuldades encontradas pelos alunos na identificação do significado correto das palavras polissêmicas.Etapa 7 - Avaliação
O professor fará uma avaliação oral dos alunos, questionando-os sobre o conceito de polissemia e pedindo exemplos de palavras polissêmicas em inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Aprimorar a habilidade dos alunos em reconhecer o uso correto das palavras polissêmicas em diferentes contextos.
- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e pesquisa.
- Estimular o raciocínio crítico dos alunos.
Critérios de avaliação
- Compreensão do conceito de polissemia.
- Habilidade em identificar o significado correto das palavras polissêmicas.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentação do conceito de polissemia.
- Elaboração do estudo de caso.
- Promoção da discussão em grupo sobre as dificuldades encontradas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Pesquisa sobre o significado correto das palavras polissêmicas.
- Elaboração do infográfico com as lacunas preenchidas.