Aula sobre Polissemia

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Esta aula abordará o tema da polissemia, sendo a capacidade que as palavras têm de possuírem diversos significados. A polissemia é presente em muitas palavras da língua inglesa, tornando o aprendizado do idioma mais complexo. Portanto, é fundamental que os alunos compreendam o conceito e aprendam a identificar o uso correto da palavra em diferentes contextos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do conceito de polissemia

    Apresente o conceito de polissemia utilizando exemplos de palavras em inglês que possuem diversos significados.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Apresente um estudo de caso que envolve o uso de palavras polissêmicas em diferentes contextos.

  3. Etapa 3 - Trabalho em Grupo

    Divida os estudantes em grupos e entregue a eles um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas. Cada lacuna corresponderá a uma palavra polissêmica apresentada no estudo de caso.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e preenchimento do infográfico

    Cada grupo deverá pesquisar o significado correto das palavras apresentadas no estudo de caso e preencher as lacunas do infográfico.

  5. Etapa 5 - Socialização dos resultados

    Cada grupo apresentará seu infográfico para a turma, explicando o significado correto das palavras e como elas foram utilizadas no estudo de caso.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão em grupo sobre as principais dificuldades encontradas pelos alunos na identificação do significado correto das palavras polissêmicas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor fará uma avaliação oral dos alunos, questionando-os sobre o conceito de polissemia e pedindo exemplos de palavras polissêmicas em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Aprimorar a habilidade dos alunos em reconhecer o uso correto das palavras polissêmicas em diferentes contextos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e pesquisa.
  • Estimular o raciocínio crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de polissemia.
  • Habilidade em identificar o significado correto das palavras polissêmicas.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentação do conceito de polissemia.
  • Elaboração do estudo de caso.
  • Promoção da discussão em grupo sobre as dificuldades encontradas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Pesquisa sobre o significado correto das palavras polissêmicas.
  • Elaboração do infográfico com as lacunas preenchidas.