Aula sobre Polissemia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A polissemia é a capacidade que algumas palavras têm de possuir mais de um significado, e isso pode tornar a comunicação mais rica e variada.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula explicando aos alunos que eles criarão um jogo de tabuleiro para aprender sobre polissemia. Apresente as regras básicas do jogo e fale sobre o objetivo final: chegar ao fim do tabuleiro.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a classe em grupos de quatro alunos e distribua o material necessário para a confecção do jogo. Explique que cada grupo deverá criar seu próprio jogo, com suas próprias regras e perguntas.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    Solicite que os grupos desenhem o tabuleiro com 51 casas e o formato que desejarem.

  4. Etapa 4 - Criação das perguntas

    Peça que cada grupo crie 10 perguntas sobre polissemia em inglês. As perguntas deverão ter quatro opções de respostas, sendo apenas uma correta.

  5. Etapa 5 - Criação das ações

    Além das perguntas, os grupos deverão criar outras ações que possam ocorrer durante o jogo. Por exemplo, "perca uma rodada", "avançar duas casas", "voltar ao início", entre outras.

  6. Etapa 6 - Jogando o jogo

    Os grupos deverão jogar o jogo criado pelos demais e responder às perguntas e realizar as ações criadas pelos colegas.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Após o término do jogo, faça uma discussão final em sala de aula. Solicite que cada grupo apresente as perguntas e ações criadas por eles e discuta com a turma os diferentes significados encontrados nas palavras abordadas durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos em utilizar a língua inglesa de forma mais rica e variada.
  • Estimular o trabalho em equipe e a criatividade dos alunos.
  • Proporcionar uma atividade lúdica para o aprendizado do tema.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de criação de perguntas e respostas coerentes com o tema da polissemia em inglês.
  • Cooperação e participação ativa do grupo na confecção do jogo.
  • Jogabilidade e criatividade do jogo criado.

Ações do professor

  • Explicar claramente as regras do jogo e tirar dúvidas dos alunos.
  • Acompanhar o desenvolvimento do jogo pelos grupos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a discussão final em sala de aula para ampliar a compreensão do tema pelos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na confecção do jogo.
  • Criar perguntas e ações interessantes e coerentes com o tema da polissemia em inglês.
  • Participar ativamente do jogo e da discussão em sala de aula.