Aula sobre Polissemia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A polissemia é a capacidade que algumas palavras em inglês têm de ter vários significados diferentes, dependendo do contexto em que são usadas. Por exemplo, a palavra "bank" pode se referir a um banco financeiro ou à margem de um rio. Logo, esta aula visa desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e interpretar palavras polissêmicas em diferentes contextos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula apresentando alguns exemplos de palavras polissêmicas em inglês e pedindo aos alunos que apontem o significado de cada uma delas.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida os alunos em grupos e crie estações no ambiente da sala de aula, onde cada estação contém uma palavra polissêmica diferente. Em cada estação, os alunos devem identificar três diferentes maneiras de utilizar a palavra em diferentes contextos. Eles podem anotar essas informações em um papel ou ficha.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Depois que os alunos visitarem todas as estações, peça que criem um template com três campos: "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Em cada campo, eles devem escrever algo relacionado à atividade de identificar palavras polissêmicas.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar um exemplo de uma palavra polissêmica que eles identificaram e explicar os diferentes sentidos em que essa palavra pode ser usada.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Com base nas apresentações e exemplos discutidos na atividade, os alunos devem debater sobre a importância de reconhecer e entender a polissemia em diferentes contextos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os estudantes através de sua participação durante as estações e desempenho nas apresentações das palavras polissêmicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer palavras polissêmicas em diferentes contextos.
  • Estimular a criatividade dos alunos através da elaboração do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Promover a colaboração e o debate em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar palavras polissêmicas em diferentes contextos.
  • Participação ativa na Dinâmica dos 3 Qs e nas discussões em grupo.
  • Criatividade e originalidade na elaboração do template.

Ações do professor

  • Organizar as estações na sala de aula.
  • Fornecer exemplos adicionais de palavras polissêmicas.
  • Orientar a discussão e o debate em grupo.

Ações do aluno

  • Identificar palavras polissêmicas nas estações.
  • Criar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente nas discussões em grupo.