Aula sobre Polissemia
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A polissemia é a capacidade que algumas palavras em inglês têm de ter vários significados diferentes, dependendo do contexto em que são usadas. Por exemplo, a palavra "bank" pode se referir a um banco financeiro ou à margem de um rio. Logo, esta aula visa desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e interpretar palavras polissêmicas em diferentes contextos.
Etapa 1 - Introdução
Comece a aula apresentando alguns exemplos de palavras polissêmicas em inglês e pedindo aos alunos que apontem o significado de cada uma delas.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida os alunos em grupos e crie estações no ambiente da sala de aula, onde cada estação contém uma palavra polissêmica diferente. Em cada estação, os alunos devem identificar três diferentes maneiras de utilizar a palavra em diferentes contextos. Eles podem anotar essas informações em um papel ou ficha.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Depois que os alunos visitarem todas as estações, peça que criem um template com três campos: "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Em cada campo, eles devem escrever algo relacionado à atividade de identificar palavras polissêmicas.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar um exemplo de uma palavra polissêmica que eles identificaram e explicar os diferentes sentidos em que essa palavra pode ser usada.Etapa 5 - Discussão em grupo
Com base nas apresentações e exemplos discutidos na atividade, os alunos devem debater sobre a importância de reconhecer e entender a polissemia em diferentes contextos.Etapa 6 - Avaliação
Avalie os estudantes através de sua participação durante as estações e desempenho nas apresentações das palavras polissêmicas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer palavras polissêmicas em diferentes contextos.
- Estimular a criatividade dos alunos através da elaboração do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Promover a colaboração e o debate em grupo.
Critérios de avaliação
- Capacidade de identificar palavras polissêmicas em diferentes contextos.
- Participação ativa na Dinâmica dos 3 Qs e nas discussões em grupo.
- Criatividade e originalidade na elaboração do template.
Ações do professor
- Organizar as estações na sala de aula.
- Fornecer exemplos adicionais de palavras polissêmicas.
- Orientar a discussão e o debate em grupo.
Ações do aluno
- Identificar palavras polissêmicas nas estações.
- Criar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar ativamente nas discussões em grupo.