Aula sobre Polissemia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula de polissemia em inglês é importante para ensinar aos alunos que uma única palavra pode ter mais de um significado, dependendo do contexto em que está sendo usada. Utilizando recursos analógicos, é possível tornar essa aula interessante e didática, de maneira que os alunos possam não apenas aprender, mas também se divertir enquanto adquirem novos conhecimentos. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos construam seu próprio mapa conceitual.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula fazendo o uso de exemplos práticos e comuns do dia a dia para exemplificar a polissemia, tais como: "bat" (morcego) e "bat" (bate) ou "bank" (banco) e "bank" (margem de rio).

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    O professor pode apresentar a ideia central da aula (Polissemia em inglês) e dividir a turma em grupos para que cada grupo crie um mapa conceitual, que consiste em uma única ideia central e oito sub-ideias relacionadas a polissemia.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá realizar uma pesquisa para coletar informações e exemplos relevantes para cada uma das sub-ideias do mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Profundidade

    Cada sub-ideia do mapa conceitual deverá ter pelo menos dois níveis de profundidade, isto é, exemplos que aprofundem o significado da palavra no contexto em que ela é utilizada.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos deverão apresentar seus mapas conceituais com base na pesquisa realizada, utilizando recursos visuais como cartazes ou painéis.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Depois que todos os grupos fizeram suas apresentações, realize uma discussão em sala de aula para promover a reflexão sobre a importância dos diferentes significados das palavras em diferentes contextos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor poderá avaliar o desempenho dos alunos a partir dos critérios abaixo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de reconhecer e interpretar diferentes significados de palavras em contextos diferentes;
  • Promoção da habilidade de trabalho em equipe;
  • Estímulo à pesquisa e à criatividade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em grupo;
  • Criatividade na apresentação do mapa conceitual;
  • Profundidade na pesquisa realizada.

Ações do professor

  • Organizar a metodologia ativa;
  • Estimular a participação dos grupos;
  • Avaliar o material produzido pelos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para construir o mapa conceitual;
  • Realizar uma pesquisa sobre polissemia em inglês;
  • Apresentar o mapa conceitual com criatividade e profundidade.