Políticas indigenistas após a Proclamação da República
SPI, FUNAI e Estatudo do Índio. Já ouviu falar em algum desses? Nessa aula de História vamos aprender um pouco mais sobre as legislações indigenistas após a Proclamação da República do Brasil. O que será que foi feito em relação aos povos indígenas? Bons estudos!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Qual a ordem, por ordem de criação, das legislações que tratam sobre os povos indígenas?
Atividade completaA)
Serviço Nacional de Proteção aos Índios, Fundação Nacional do Índio e Estatuto do Índio.B) Estatuto do Índio, Serviço Nacional de Proteção aos Índios e Fundação Nacional do Índio.
C) Serviço Nacional de Proteção aos Índios, Estatuto do Índio e Fundação Nacional do Índio.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Gamificação:
Esse roteiro tem como objetivo apresentar aos alunos a história das políticas indigenistas após a Proclamação da República, destacando as principais ações do Estado em relação aos povos indígenas e suas consequências. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, que consiste em transformar o aprendizado em um jogo, tornando a aula mais envolvente e didática.Atividade completa4. Aprendizagem Baseada em Problemas:
Esse roteiro tem como objetivo apresentar aos alunos a história das políticas públicas voltadas para os povos indígenas no Brasil, desde a Proclamação da República até o período pré-ditadura militar. O momento busca desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e explicar as pautas dos povos indígenas no contexto republicano e das populações afrodescendentes.Atividade completa5. Design Thinking:
Este roteiro tem como objetivo apresentar aos alunos a história das políticas públicas voltadas para os povos indígenas no Brasil, desde a Proclamação da República até o período pré-ditadura militar. A ideia é que os alunos compreendam como essas políticas foram desenvolvidas e quais foram seus impactos na vida dos povos indígenas.Atividade completa6. Modelo de Debate Crítico (MDC):
Esse roteiro tem como objetivo apresentar aos alunos a história das políticas públicas voltadas para os povos indígenas no Brasil, desde a Proclamação da República até o período pré-ditadura militar. A ideia é que os alunos possam compreender as diferentes políticas adotadas pelos governos e refletir sobre as consequências dessas políticas para os povos indígenas e para a sociedade brasileira como um todo.Atividade completa7. Sala de Aula Invertida:
Esse roteiro tem como objetivo apresentar aos alunos a história das políticas públicas voltadas para os povos indígenas no Brasil, desde a Proclamação da República até o período pré-ditadura militar. Será abordado as diferentes políticas indigenistas adotadas pelos governos republicanos, suas consequências e impactos na vida dos povos indígenas.Atividade completa8. Estudo de Caso:
Esse roteiro tem como objetivo apresentar aos alunos a história das políticas públicas voltadas para os povos indígenas no Brasil, desde a Proclamação da República até o período pré-ditadura militar. Será abordado as diferentes políticas indigenistas adotadas pelos governos republicanos, suas consequências e impactos na vida dos povos indígenas.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: