Aula sobre Politicas Indigenistas Proclamacao Da Republica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Este roteiro tem como objetivo apresentar aos alunos a história das políticas públicas voltadas para os povos indígenas no Brasil, desde a Proclamação da República até o período pré-ditadura militar. A ideia é que os alunos compreendam como essas políticas foram desenvolvidas e quais foram seus impactos na vida dos povos indígenas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema e seus objetivos. Em seguida, apresente aos alunos a metodologia Design Thinking e explique como ela será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia sobre os povos indígenas no Brasil. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar dos povos indígenas e compreendam suas perspectivas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre as políticas indigenistas após a Proclamação da República. Forneça alguns materiais impressos, como livros e revistas, ou indique sites confiáveis para pesquisa.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as informações coletadas na pesquisa. O objetivo é que eles compartilhem suas descobertas e debatam sobre as políticas indigenistas.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e estimule o debate.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre as políticas indigenistas e seus impactos na vida dos povos indígenas. Proponha questões para discussão, como: "As políticas indigenistas foram eficazes?", "Quais foram os principais problemas enfrentados pelos povos indígenas?".

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os objetivos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e explicar as pautas dos povos indígenas no contexto republicano.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Desenvolver a empatia e a compreensão das perspectivas dos povos indígenas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação.
  • Reflexão crítica sobre as políticas indigenistas.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e seus objetivos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Incentivar a participação de todos os alunos.
  • Propor questões para reflexão e debate.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Realizar a pesquisa.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Preparar a apresentação.
  • Refletir criticamente sobre as políticas indigenistas.